COMISSÃO APRESENTA PROJETO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE IRRIGAÇÃO



A Comissão Especial do Senado para o Desenvolvimento do Vale do São Francisco, presidida pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), encerrou a primeira etapa de seus trabalhos com a apresentação de um relatório parcial e de um projeto de lei que estabelece a Política Nacional de Irrigação e Drenagem, encaminhado hoje (dia 11) à tramitação.

Conforme o relator, senador Waldeck Ornellas (PFL-BA), a comissão optou por discutir os temas pertinentes e aprovar gradativamente as propostas resultantes dos debates realizados. O projeto é produto de seis sessões de audiências públicas em que foram examinadas as potencialidades e problemas do Vale do São Francisco.

A principal constatação que gerou o projeto, como explica o relator, foi que "o necessário impulso a ser dado à agricultura irrigada encontra-se limitado pela Lei de Irrigação vigente, datada de 1979". As novas políticas governamentais e as condições sócio-econômicas do país seriam incompatíveis com a lei em vigor.

Entre as principais diretrizes contidas no projeto está o estabelecimento de bacias e sub-bacias hidrográficas como unidades de planejamento, aproveitamento e conservação de recursos naturais; a vinculação da outorga do uso da água para fins de irrigação às Políticas Nacionais de Recursos Hídricos e Meio Ambiente; e a participação e iniciativa de estados e municípios na formulação e implantação de projetos de irrigação. Por se tratar de projeto Legislativo, ele estabelece diretrizes gerais, atribuindo ao Poder Executivo a regulamentação e a distribuição das competências cabíveis.



11/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão aprova nova Política Nacional de Irrigação

Aprovado projeto que institui Política Nacional de Irrigação

Estão abertas as inscrições para seminário sobre Política Nacional de Irrigação

Sancionada nova Política Nacional de Irrigação

Política Nacional de Irrigação impulsiona emissão de outorgas

Brasil terá nova Política Nacional de Irrigação