Comissão aprova Mauro Vieira para embaixada nos Estados Unidos
Os senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) acabam de aprovar com 18 votos a indicação do diplomata Mauro Luiz Iecker Vieira para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. A indicação teve como relator o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) e segue para deliberação do Plenário em regime de urgência, conforme requerimento aprovado na CRE. A reunião foi presidida pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).
Mauro Vieira tem 58 anos e ocupa, desde 2004, a embaixada do Brasil em Buenos Aires. Natural de Niterói (RJ), formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Seu primeiro posto no exterior foi em Washington, de 1978 a 1982, onde atuou, entre outros cargos, como 1º secretário. Serviu no Uruguai, no México e na França. Em 2003, tornou-se chefe de gabinete do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Em sua apresentação aos senadores, o diplomata fez um breve relato de sua atuação à frente da embaixada brasileira na Argentina. Iniciou seus comentários sobre os Estados Unidos afirmando que esse país continua sendo a maior potência econômica do mundo, apesar dos problemas enfrentados pela crise financeira, tendo um PIB de 14,5 trilhões. Para ele, os Estados Unidos apresentam grandes perspectivas de recuperação, com boas possibilidades de ampliação das relações com o Brasil.
Na apresentação de seu relatório, Heráclito destacou a "competência e habilidade" do diplomata e disse acreditar que o Brasil terá "um grande representante nos Estados Unidos da América". A indicação recebeu elogios de diversos outros senadores presentes à reunião.
Mais informações a seguir
12/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Começa sabatina de Mauro Vieira, indicado para embaixada nos Estados Unidos
Senadores votam indicação de Mauro Vieira para embaixada nos Estados Unidos
CRE aprova indicação de Roberto Abdenur para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos
Embaixada dos Estados Unidos em Brasília faz mutirão para concessão de vistos
CRE APROVA EMBAIXADORES PARA ESTADOS UNIDOS E CUBA
CRE APROVA EMBAIXADOR PARA O SURINAME E ACORDO DE ARMAS COM ESTADOS UNIDOS