COMISSÃO CONHECERÁ RELATÓRIO SOBRE PROER NA QUINTA-FEIRA
Na mesma reunião, serão discutidas as emendas que os senadores apresentaram ao relatório final do senador João Alberto (PMDB-MA) sobre as investigações do caso Marka-FonteCidam e das relações do Banco do Brasil com a Encol. João Alberto propôs que a CPI encaminhe ao Ministério Público o resultados de suas investigações, com a sugestão de que a então diretoria do Banco Central de janeiro último seja responsabilizada pela venda de dólares, a preços favorecidos, aos Bancos Marka e FonteCindam.
João Alberto contesta a argumentação da ex-diretoria do BC, presidida por Francisco Lopes, de que havia risco de quebradeira do sistema bancário caso o Banco Central não tivesse resolvido a situação do Marka e do FonteCindam, vendendo dólares às vésperas da mudança cambial, apesar do BC ter se retirado do mercado cambial naqueles dias. Ele culpa a ex-diretoria do BC, o ex-dono do Marka, Salvatore Alberto Cacciola, e os controladores do FonteCindam pelos prejuízos do BC com a operação, calculados em mais de R$ 1,5 bilhão.
A CPI deverá fazer a votação final dos relatórios na próxima terça-feira (dia 30), último dia previsto para seu funcionamento. A comissão de inquérito foi instalada dia 14 de abril, ouviu mais de 40 depoimentos e investigou oito denúncias listadas pelo requerimento de criação, apresentado pelo senador Jader Barbalho. O relator-geral, senador João Alberto, concluiu que não há provas de que tenha havido vazamento da informação de que o Banco Central mudaria sua política cambial no início da segunda quinzena deste ano.
22/11/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão de juristas entrega nesta quinta-feira relatório sobre novo Código do Processo Civil a presidente do STF
COMISSÃO MISTA DA MP QUE MUDA LEI PELÉ EXAMINA RELATÓRIO NA QUINTA-FEIRA
Comissão de Orçamento tenta votar relatório preliminar nesta quinta-feira
Comissão Mista do Congresso vota na quinta-feira relatório que proíbe venda de armas
Relatório sobre Jader será votado nesta quinta-feira
Relatório sobre Jader deve ser votado na próxima quinta-feira