Comissão da Regulamentação da Constituição reúne-se nesta quinta



O presidente da Comissão Mista Especial para Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação de Dispositivos da Constituição, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), marcou reunião para esta quinta-feira (17).

Vaccarezza convocou reunião para analisar o relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) sobre a PEC 57/1999, que combate o trabalho escravo, e a minuta de projeto de lei que regulamenta o direito de greve dos servidores públicos.

O parlamentar informou que o relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) sobre os temas já está pronto e agrega “grande grau de consenso”.

A comissão foi instalada em 2 de abril e tem até 23 de dezembro para apresentar suas conclusões. É formada por 12 senadores e 12 deputados, sendo seis titulares e seis suplentes.

Direito de greve

A minuta do projeto que regulamenta o direito de greve foi apresentada no mês passado pelo senador Romero Jucá. Segundo o texto, pelo menos 50% dos servidores públicos vão ter que continuar trabalhando em caso de greve do funcionalismo, independentemente do setor em que atuem.

Além de só permitir a paralisação parcial dos servidores públicos, o anteprojeto estabelece que um dos efeitos imediatos da greve será a suspensão do pagamento dos salários dos dias não trabalhados. De acordo com o texto, os servidores só vão receber pagamento referente ao período da greve caso haja acordo que preveja a compensação dos dias não trabalhados.

O texto de Romero Jucá também proíbe a greve de integrantes das Forças Armadas, de policiais militares e de bombeiros. Na área de segurança pública, como as polícias Civil e Federal, o movimento grevista vai ter que garantir que pelo menos 80% do efetivo continue em serviço.

No caso de serviços considerados essenciais, como na área de saúde, distribuição de energia e transporte coletivo, 60% dos servidores terão que trabalhar durante a greve.

Trabalho escravo

A PEC do Trabalho Escravo, já aprovada na Câmara dos Deputados, aguarda inclusão na ordem do dia do Plenário no Senado. A PEC dá nova redação ao artigo 243 da Constituição, permitindo a expropriação de imóveis rurais e urbanos onde a fiscalização encontrar exploração de trabalho escravo. Segundo o texto, esses imóveis serão destinados à reforma agrária ou a programas de habitação popular.

Da Agência Câmara



16/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO DOS BINGOS REÚNE-SE NESTA QUINTA

COMISSÃO DA POBREZA REÚNE-SE NESTA QUINTA

Comissão de Legislação Participativa se reúne nesta quinta

Regulamentação da emenda das domésticas será discutida por comissão nesta quinta

COMISSÃO QUE ANALISA MP SOBRE BINGOS SE REÚNE NESTA QUINTA-FEIRA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA REÚNE-SE NA QUARTA-FEIRA