Comissão de Direitos Humanos debate violência no campo



A Comissão de Direitos Humanos (CDH) realiza audiência pública, nesta segunda-feira (2), para debater a violência no campo e os assassinatos de camponeses e indígenas. A audiência foi solicitada pelo senador João Capiberibe (PSB-AP), para quem o Senado tem obrigação de debater os conflitos no campo e assim dar visibilidade às pessoas que estão ameaçadas de morte por grileiros e madeireiros. Desse modo, entende o senador, a comissão pode ajudar a proteger essas pessoas.

- Somos a quinta economia do mundo. É impensável um país como o nosso ter de conviver com a violência e, principalmente, com a violência contra as lideranças sindicais do campo – lamentou.

Capiberibe lembrou dois casos de violência no campo ocorridos no ano passado, em que João Chupel Primo e Junior José Guerra denunciaram a seis diferentes órgãos dos governos federal e estadual um milionário esquema de roubo de madeira nobre (ipê) em áreas de preservação, cometido por madeireiros do oeste do Pará. Segundo ele, os madeireiros chegam a carregar diariamente cerca de 140 caminhões com toras de ipê que somavam cerca de U$ 3,5 milhões. João foi assassinado e Junior fugiu do país para salvar sua vida e a família.

Foram convidados para a audiência pública o ouvidor nacional dos Direitos Humanos, Bruno Renato Nascimento Teixeira; o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celson Lisboa de Lacerda; o chefe da Divisão de Repressão a Crime Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico do Departamento de Polícia Federal do Ministério da Justiça, Wellington Clay Porcino Silva; o coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra, Edmundo Rodrigues Costa; o secretário-executivo do Instituto Sócio Ambiental, André Villas Boas; a coordenadora nacional da Comissão Pastoral da Terra, Isolete Wishinieski;  representante da Secretaria de Regularização Fundiária na Amazônia Legal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Sérgio Roberto Lopes; o presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, Gercino José Filho e o presidene da Associação Pankararu, Carlos Pankararu.

A reunião ocorrerá, as 9h, na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho.



29/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Direitos Humanos debate violência doméstica no campo

Comissão de Direitos Humanos debate violência policial

Comissão de Direitos Humanos debate violência de agentes do Estado

Comissão de Direitos Humanos debate violência contra idoso

Comissão de Direitos Humanos vai debater violência sexual contra mulheres

Homossexualidade em debate na Comissão de Direitos Humanos