Comissão de Direitos Humanos vai debater cotas no serviço público




Projeto em discussão na CDH reserva para negros 20% das vagas dos concursos públicos

VEJA MAIS

As cotas no serviço público serão tema de debate na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) na segunda-feira (17). O autor do requerimento para a audiência pública é o senador Paulo Paim (PT-RS).

Em setembro do ano passado, a comissão fez um primeiro debate sobre o assunto, em audiência com representantes de diversas entidades. A implantação da política de cotas raciais para ingresso no serviço público foi amplamente defendida pelos convidados e senadores.

Na ocasião, a presidente da CDH, senadora Ana Rita (PT-ES), disse que a extensão das cotas ao serviço público é necessária porque as desigualdades econômicas são persistentes e afetam especialmente a população afrodescendente.

Em novembro, a presidente da República, Dilma Rousseff, enviou à Câmara dos Deputados, com pedido de urgência, projeto de lei que destina para os negros 20% das vagas nos concursos públicos (PL 6.738/2013). A proposta ainda não foi apreciada pelo Plenário da Câmara devido a acordo de líderes.

A audiência deve contar com a participação do promotor e diretor-geral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Libânio Alves Rodrigues; o procurador Augusto Werneck, primeiro professor da disciplina de ação afirmativa no Brasil; o diretor-executivo da Educação para Afrodescendentes e Carentes (Educafro), frei David Santos; o advogado Ciro Bueno; e o pesquisador Adilson Moreira, que tem doutorado em Harvard em ações afirmativas.

A reunião está marcada para 9h, na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho.



14/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Greve no serviço público será tema de debate na Comissão de Direitos Humanos

Comissão de Direitos Humanos quer debater estruturas sindicais

Comissão de Direitos Humanos vai debater futura Lei do Empregado Doméstico

Comissão de Direitos Humanos quer debater legislação participativa

Comissão de Direitos Humanos vai debater violência sexual contra mulheres

CDH debate cotas para negros no serviço público