Comissão de Economia vai debater impedimentos para instalação da Paranapanema
Atendendo requerimento do deputado Érico Ribeiro (PPB), a Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa aprovou a realização de audiência pública, no próximo dia 29, a partir das 12 horas, audiência pública para debater, em regime de urgência, problemas que estão sendo enfrentados pela Empresa Paranapanema, que pretende implantar no município de Bojuru, na região sul do Estado, um projeto de aproveitamento de recursos minerais, através do investimento de US$ 500 milhões.
Além da direção da empresa, serão convidados para o encontro autoridades estaduais das áreas ambiental e do desenvolvimento, bem como representação do Ministério Público Federal, que estão a apresentar medidas restritivas ao andamento do projeto.
A Paranapanema, caso não consiga superar os impasses quanto sua localização, poderá instalar-se na África do Sul, conforme já anunciou.
Na reunião de hoje, a Comissão de Economia aprovou igualmente requerimentos do deputado Cézar Busatto (PMDB) a promoção de um seminário destinado a analisar as causas que justifiquem a razão de Porto Alegre vir sendo apontada como a capital brasileira onde mais cresce o custo de vida. O parlamerntar aponta que o debate deste tema pode ser útil para subsidiar os parlamentares na elaboração de projetos de lei que coibam possíveis abusos do poder econômico. Também foram aprovadas a realização de audiências públicas solicitadas pelo deputado Luiz Fernando Schmidt (PT) a pedido da Câmara Municipal de Garibaldi, para tratar da questão vitivinícola e da Associação Comercial de Lajeado, que está comemorando 80 anos.
O deputado João Osório (PMDB), por sua vez, igualmente requereu uma reunião específica para tratar da suinocultura. Alertou que o setor no Rio Grande do Sul, está passando por um período difícil em razão da falta de competitividade e frente aos incentivos que estão sendo proporcionados por outros estados.
Na oportunidade, o deputado João Fischer (PPB) apresentou oficialmente aos demais parlamentares, o engenheiro e advogado Eudes Missio, que passa a prestar assessoramento na coordenação técnica da Comissão de Economia. Missio, que também é diretor presidente do Sebrae/RS, está cedido à Comissão pelo Gabinete do Deputado.
Participaram da reunião os deputados João Fischer (PPB), presidente, João Osório (PMDB), Luiz Fernando Schmidt (PT), Jair Foscarini (PMDB), Edmar Vargas (PTB), Paulo Moreira (PTB), Vilson Covatti (PPB), Paulo Odone e Cezar Busatto (PMDB.
08/22/2001
Artigos Relacionados
Economia discute impasse na instalação da Paranapanema
Comissão ouve presidente do Ibama sobre impedimentos ambientais para obras
Fórum discute Economia Verde no Pontal do Paranapanema
CI vai debater instalação de bloqueadores de celulares em penitenciárias
Ipea reúne especialistas para debater economia e política do Brasil
CI vai debater em audiência pública instalação de bloqueadores de celulares em penitenciárias