CI vai debater instalação de bloqueadores de celulares em penitenciárias



A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) realiza audiência pública, a partir das 14h desta quarta-feira (20), para debater o projeto de lei que determina às empresas operadoras do Serviço Móvel Pessoal a instalação de bloqueadores de sinais de radiocomunicação nas penitenciárias estaduais e federais. A realização do debate foi aprovada após os senadores do colegiado terem suscitado questões sobre a viabilidade da instalação dos aparelhos nos presídios.

O projeto (PLS 137/06), de autoria do então senador Rodolpho Tourinho e que tem como relator o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), tramita na CI em decisão terminativa. A proposição integra o pacote antiviolência e já teve parecer aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A finalidade do projeto é impedir que chefes de quadrilhas comandem o crime organizado de dentro dos presídios.

Estão convidados para o debate de quarta-feira o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Vieira Abramovay; o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional, Maurício Kuehne; o subprocurador-geral da RepúblicaAurélio Virgílio Veiga Rios; o gerente-geral de Certificação e Engenharia de Espectro da Superintendência de Radiofreqüência e Fiscalização da Anatel, Maximiliano Salvadori Martinhão; e, como representante da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, o tenente-coronel Benedito Donizeti Marques. Os convidados integram a comissão interministerial instituída pelo Ministério da Justiça com a atribuição de discutir, entre outras matérias, o isolamento efetivo dos presos e medidas de segurança eletrônica nos presídios brasileiros.

PAC

A CI também agendou um debate sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal em janeiro deste ano. A reunião para discutir as propostas do PAC será nesta quinta-feira (21), a partir das 10h, e deve contar com a participação dos governadores de São Paulo, José Serra; de Minas Gerais, Aécio Neves; do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e do Espírito Santo, Paulo Hartung.



18/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CI vai debater em audiência pública instalação de bloqueadores de celulares em penitenciárias

Aprovado substitutivo à proposta de instalação de bloqueadores de celulares nas penitenciárias

Perillo transfere para a próxima semana votação de projeto sobre bloqueadores de sinais de celulares em penitenciárias

Comissão analisa instalação de bloqueadores de telefones em penitenciárias

CI vota exigência de instalação de bloqueadores de celular nas penitenciárias

Projeto que prevê instalação de bloqueadores em penitenciárias deve ser votado