COMISSÃO DE EDUCAÇÃO ANALISA PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO



A Comissão de Educação (CE) discute, na próxima terça-feira (dia 5), às 11:30h, o projeto da Câmara que aprova o Plano Nacional de Educação. O relator, senador José Jorge (PFL-PE), é favorável ao plano, que traça diretrizes, objetivos e metas para a educação infantil e para os ensinos fundamental, médio e superior, partindo de um detalhado diagnóstico realizado pelo ministério da Educação (MEC). O projeto também obriga estados, Distrito Federal e municípios a elaborar planos decenais correspondentes.

A CE aprecia ainda o requerimento da senadora Emilia Fernandes (PDT-RS), que solicita ao ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, informações sobre o Programa Especial de Treinamento (PET). Implementado em universidades federais, o PET desenvolve projetos de pesquisa e extensão. Apesar de bastante elogiado pela comunidade científica, o programa tem sofrido sucessivos cortes de verbas por parte do Mec.

O projeto de Casildo Maldaner (PMDB-SC) que obriga a TV Senado a transmitir e interpretar toda a sua programação para a Língua Brasileira para Surdos (Libras) também será analisado na reunião da CE. O relator, senador Gérson Camata, é pela aprovação do projeto, na forma de um substitutivo.

O projeto da Câmara que define escolas comunitárias, confessionais e filantrópicas, regulamentando o artigo 213 da Constituição Federal também será analisado pela comissão. Pelo artigo constitucional, as instituições educacionais que forem classificadas dentro destes critérios poderão receber recursos públicos.

01/12/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão especial da Câmara analisa mudanças no Plano Nacional de Educação

Conselho Nacional de Educação deve reforçar aprovação do Plano Nacional de Educação, diz ministro

Comissão de Educação analisa projeto que institui o Dia Nacional da Comunidade Árabe

Comissão de Educação analisa criação do Programa Nacional de Apoio à Infância

Comissão realiza quarta audiência sobre o Plano Nacional de Educação

Haddad diz que comissão especial para avaliar Plano Nacional de Educação é vantajosa