Comissão de Educação entrega ao ministro Fernando Haddad relatório final do ciclo de audiências públicas
O relatório final do ciclo de audiências públicas organizadas pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) foi apresentadonesta quinta-feira (9), pelos membros da comissão, ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em audiência no ministério. A CE realizou audiências públicas ao longo de seis meses, a fim de discutir propostas de melhoria na educação no Brasil. As idéias sugeridas durante as reuniões vieram de empresários, reitores e profissionais da educação.
O presidente da comissão, senador Cristovam Buarque (PDT- DF), disse que o documento é "propositivo", reunindo propostas por setores, para o Brasil inteiro.
Cristovam Buarque apontou a má qualidade da educação de base como o maior problema educacional no país. De acordo com o senador, os jovens ingressam no ensino superior "sem preparo suficiente para aumentar o nível da universidade".
- O professor tem que se adaptar ao despreparo do nosso aluno hoje. Nós, ao conseguirmos que apenas um terço das crianças terminem o ensino médio, estamos jogando dois terços do potencial intelectual brasileiro fora. E estamos jogando pela janela esses jovens que não terminam o ensino médio. Para mim, o grande problema da universidade, hoje, é a educação de base que não chega a todos e não chega bem aos que ficam nela - disse o senador.
Durante a reunião com os membros da CE, o ministro Fernando Haddad disse que o problema do ensino superior está ligado a fatores administrativos. O ministro defendeu-se de especulações a respeito de uma suposta falta de investimento nas universidades que tiveram um desempenho abaixo da média no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Fernando Haddad afirmou que os recursos investidos na Universidade Federal da Bahia (UFBA) são equivalentes aos direcionados à Universidade Federal do Piauí (UFPI). A UFBA foi apontada como uma das quatrouniversidades federais que vão passar por um processo de avaliação do curso de Medicina. Este ano, a UFBA apresentou nota 2 no conceito do Enade, enquanto a UFPI alcançou a menção máxima do teste, nota 5.
Também estavam presentes à reunião as senadoras Marisa Serrano (PSDB-MS) e Rosalba Ciarlini (DEM-RN), e o senador Flávio Arns (PT-PR).
08/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão prepara relatório final do ciclo de audiências sobre a aviação civil
Ciclo de audiências públicas da CE discute PAC da Educação
Senadores da CE querem debater implantação de institutos federais de educação com ministro Fernando Haddad
Comissão de Educação vai discutir demissões no Ministério da Cultura em audiências públicas
Comissão de Educação faz audiências públicas para debater problemas de escolas
Comissão de Educação fará audiências públicas para debater problemas de escolas