COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA APROVA RECONDUÇÃO DE DIRETOR-GERAL DA ANEEL



A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) aprovou na noite desta quarta-feira (dia 08) novo mandato de quatro anos para o atual diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), José Mário Miranda Abdo. A recondução do diretor, que será agora submetida ao Plenário, foi acolhida por 16 votos contra um, além de uma abstenção.

Durante sua exposição inicial aos senadores da comissão, Abdo garantiu que o abastecimento no país está normal e que não faltará energia em 2001. Informou ainda que a agência está promovendo a licitação de 11 novas usinas hidrelétricas e quatro mil quilômetros de linhas de transmissão. "A participação de capitais privados demonstra confiança no país", disse o diretor.

Até 2005, afirmou Abdo à comissão, todos os consumidores, inclusive os domésticos, poderão escolher a empresa da qual comprarão energia. Atualmente, essa possibilidade já existe para os médios e grandes consumidores. "Trata-se de uma revolução na prestação do serviço público, por meio da qual os consumidores se transformam em clientes das empresas de energia", observou.

Na sabatina, os senadores Geraldo Cândido (PT-RJ) e Emília Fernandes (PDT-RS), presidente da CI, demonstraram preocupação com eventuais cortes no abastecimento de energia. O senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) pediu informações sobre novas usinas que serão licitadas em seu estado, enquanto os senadores Ramez Tebet (PMDB-MS) e Arlindo Porto (PTB-MG) enfatizaram a necessidade de privilegiar regiões menos desenvolvidas e a eletrificação rural.

O senador Alberto Silva (PMDB-PI) demonstrou preocupação com a inundação de florestas pelas novas hidrelétricas, mas foi informado por Abdo que a construção será precedida por rigorosos estudos de impacto ambiental. O senador Teotônio Vilela Filho (PSDB-SP) informou que em Alagoas, dentro de dois anos, todos os municípios contarão com energia elétrica.

08/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA APRECIA RECONDUÇÃO DE DIRETOR-GERAL DA ANP

SENADO APROVA RECONDUÇÃO DE DIRETOR-GERAL DA ANEEL

COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA APROVA RECONDUÇÃO DE ZYLBERSTAJN

Comissão de Infra-Estrutura aprova novo diretor da Anac

Comissão de Infra-Estrutura aprova nome do novo diretor do DNIT

Comissões de Infra-Estrutura e de Fiscalização e Controle ouvem diretor da Aneel