Comissão de Inteligência analisa suspeita de espionagem contra Antero



A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) deve se reunir no próximo dia 3 de março, às 18h30, para analisar denúncia de espionagem realizada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contra o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) e o sub-procurador geral da República, José Roberto Santoro. Essa suspeita levou Antero a apresentar requerimento solicitando a vinda ao Senado do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Armando Félix.

Além de prestar esclarecimentos sobre a denúncia, Armando Félix deverá se pronunciar, ao lado da diretora-geral da Abin, Marisa Del"Isola Diniz, sobre o Decreto nº 4693/2003, que redefine as competências da agência. A presença dessas autoridades perante a CCAI foi objeto de requerimentos não só de Antero, mas do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio Neto (AM), incluídos na pauta da reunião.

A solicitação do senador pelo Mato Grosso foi motivada por reportagem do jornal Folha de S. Paulo. A matéria comenta a ida de Antero à residência do sub-procurador, de onde teria saído de madrugada, após tratar de assuntos de interesse do PSDB, e despertou no parlamentar a suspeita de estar sendo seguido. Movidos por essa desconfiança, os dois senadores tucanos insinuaram a participação de integrantes do atual governo na espionagem, realizada em represália à denúncia de Antero contra o ex-assessor da Casa Civil da Presidência da República Waldomiro Diniz, acusado de corrupção e tráfico de influência.

Outro requerimento a ser apreciado nesta reunião da CCAI é de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e refere-se à realização de audiência reservada com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, sobre o caso da Prefeitura de Santo André (SP). Na oportunidade, seriam ouvidas gravações de conversas de membros do Partido dos Trabalhadores (PT) e assessores do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em 2002.



20/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Inteligência aprova convite para ouvir embaixador dos EUA sobre esquema de espionagem

Para CPI dos Bancos atuação do Banco de Boston foi suspeita, diz Antero

CPI da Espionagem propõe mecanismos de segurança cibernética e mais recursos para a inteligência

Vanessa elogia decisão de comissão da ONU contra espionagem

Antero quer convocar general Jorge Armando Felix para esclarecer suposta espionagem da Abin

CRE ANALISA PROJETO QUE INSTITUI SISTEMA BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA