COMISSÃO DE JUSTIÇA ANALISA QUATRO PROJETOS DA REFORMA POLÍTICA



A reforma política, tema de debates no Plenário e nas comissões do Senado, será analisada nesta terça-feira (dia 14) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) por meio de quatro projetos que tratam, essencialmente, das questões relativas ao financiamento público das campanhas eleitorais e da filiação partidária.

A proposta sobre o financiamento público das campanhas, do senador Sérgio Machado (PSDB-CE), é terminativo na CCJ e está sob a relatoria do senador Álvaro Dias (PSDB-PR). O autor pretende proibir que os candidatos se utilizem de recursos que não sejam públicos para o financiamento de suas campanhas. O senador Edison Lobão (PFL-MA), no entanto, apresentou emenda prevendo que o candidato de pequeno partido possa financiar a si próprio, em valores proporcionais aos demais concorrentes. A sugestão está sendo avaliada pelo relator.

Outro projeto, este do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), visa ampliar de dois para quatro anos o tempo exigido de filiação ao partido para que o eleitor possa candidatar-se a cargo eletivo. No caso de primeira filiação, o eleitor poderá estar há apenas um ano no partido. A matéria está sendo relatada pelo senador Sérgio Machado.

Os senadores da CCJ também devem examinar projeto do senador Moreira Mendes (PFL-RO) que estabelece a cassação do registro de candidatura e até a perda do mandato dos candidatos que tenham infringido as normas de arrecadação, aplicação dos recursos da campanha e a respectiva prestação de contas dessas atividades. O relator, senador Amir Lando (PMDB-RO), apresentou voto favorável na forma de uma emenda substitutiva.

Já o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) propõe, em outro projeto, que as pesquisas eleitorais só sejam divulgadas até oito dias antes do primeiro turno das eleições e até três dias antes do segundo turno. Para ele, as constantes denúncias de manipulação das pesquisas remetem à necessidade de maior rigor na legislação sobre o assunto.

13/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sete PECs e quatro projetos de lei da reforma política começam a tramitar hoje no Senado

Projetos da Comissão da Reforma Política devem ter prioridade, diz Sarney

Reforma política: comissão fecha texto, mas senadores ainda apresentarão projetos independentes

Sarney e Temer decidem criar comissão para consolidar projetos da reforma política

Sarney e Temer decidem criar comissão mista para consolidar projetos da reforma política

Mais quatro propostas da reforma política na pauta da CCJ