Sarney e Temer decidem criar comissão para consolidar projetos da reforma política



Os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Michel Temer, decidiram nesta quinta-feira (26) criar uma comissão mista de deputados e senadores para consolidar todos os projetos que tramitam no Congresso e que tratam de reforma política. A comissão, ao final, apresentará projetos substitutivos, os quais passarão a ser examinados imediatamente pelas Comissões de Constituição e Justiça do Senado e da Câmara.

A comissão deverá apresentar suas propostas "em 30 ou 40 dias", informou o deputado Michel Temer. Os dois presidentes entendem que a medida irá acelerar a discussão e a votação da reforma política, pois as duas Casas irão trabalhar em cima de propostas previamente discutidas na comissão mista.

- Essa questão da reforma política já amadureceu demais. Há uma consciência de que ela tem de ser feita. Com a comissão, estamos começando a cumprir o que prometemos, que é agir em conjunto pelas reformas política e tributária e para resolver o problema das medidas provisórias - afirmou José Sarney.

O presidente do Senado lembrou que a mesma estratégia foi empregada durante a discussão do desarmamento no país, quando uma comissão de deputados e senadores apresentou um projeto que substituiu as dezenas de propostas que tramitavam no Congresso sobre o assunto.

- Vamos colocar a reforma política na agenda nacional, para que a Nação possa refletir e encontrar os melhores caminhos para melhorar a vida política no país. Avançamos muito na área econômica e social, mas temos de reconhecer que não conseguimos avançar na parte política - acrescentou Sarney.

O presidente do Senado disse ainda que existem no Congresso centenas de projetos sobre o assunto.

A decisão dos dois presidentes foi tomada durante reunião, no final do dia, no gabinete da Presidência da Câmara. Ao final, os dois falaram rapidamente à imprensa.



26/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney e Temer decidem criar comissão mista para consolidar projetos da reforma política

Projetos da Comissão da Reforma Política devem ter prioridade, diz Sarney

Sarney diz que vai montar comissão para conduzir reforma política

Senado cria comissão para consolidar projetos que alteram Regimento Interno

Sarney manda consolidar redação da reforma administrativa

Dornelles entrega a Sarney os projetos da reforma política