Comissão de Meio Ambiente vota recuperação florestal na terça-feira
Na terça-feira (25), a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) deve votar em caráter terminativo projeto que amplia os incentivos para a recuperação florestal e implantação de sistemas agroflorestais na agricultura familiar, especialmente em assentamentos rurais e áreas quilombolas e indígenas.
O objetivo da proposta (PLC 99/2012) é garantir alternativa econômica e de segurança alimentar e energética para os que dependem da agricultura em áreas desapropriadas pelo poder público e em áreas degradadas de posse de agricultores familiares.
A matéria já foi apreciada pelas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que deram parecer pela aprovação do projeto, com três emendas apresentadas na CCJ.
A CRA sugere o oferecimento, pela Comissão de Meio Ambiente, de substitutivo à proposta, para incluir as novas prescrições no Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012), que trata, entre outras medidas, da proteção da vegetação nativa. Assim, seria evitada a edição de legislação extravagante.
O relator na CMA, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), entende que o conteúdo do projeto complementa e dá maior concretude ao artigo 58, do novo Código Florestal, mas considera que a medida "encontra melhor acolhida em legislação autônoma".
A reunião terá início às 8h30, na sala 6 da ala Nilo Coelho.
21/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fundo Nacional do Meio Ambiente investe R$ 3 milhões na recuperação florestal
Regras de recuperação de APPs serão definidas na Comissão de Meio Ambiente
Comissão de Meio Ambiente analisa alterações no Código Florestal
Adiada leitura do relatório do Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente
Comissão do Meio Ambiente avalia projetos que alteram o Código Florestal
Emendas polêmicas do Código Florestal ficam para a Comissão de Meio Ambiente