Comissão de Mudanças Climáticas debaterá agricultura de baixo carbono
A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) realiza audiência pública na terça-feira (18) para debater a agricultura de baixo carbono e extensão rural.
A agricultura de baixo carbono utiliza técnicas sustentáveis que ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a preservar os recursos naturais. O tratamento de resíduos animais, a recuperação de pastos, e o plantio de florestas comerciais são alguns exemplos.
Segundo o ministério da Agricultura, já foram realizados mais de 14 mil contratos, totalizando R$ 4,46 bilhões dos financiamentos firmados, desde a criação da linha de crédito Agricultura de Baixo Carbono no Plano Agrícola e Pecuário 2010-2011.
Em três anos, de acordo com o ministério, o crescimento foi de 507% na aquisição de empréstimo pelos produtores para adoção das tecnologias de integração lavoura-pecuária-floresta, plantio direto e florestas plantadas, entre outros.
Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-15), realizada em Copenhague, na Dinamarca, em 2009, o Brasil se comprometeu a reduzir suas emissões carbono entre 36,1% e 38,9% até 2020.
Foram convidados para o debate o diretor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal; e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e da organização Greeenpeace.
A audiência pública está marcada para as 11h, na sala 13 da ala senador Alexandre Costa.
14/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão sobre mudanças climáticas debate agricultura de baixo carbono e extensão rural
Comissão sobre Mudanças Climáticas propõe aprovação de mecanismo de redução de emissões de carbono
Comissão de Mudanças Climáticas debaterá sustentabilidade ambiental em audiência no Paraná
Capacitação é prioridade no plano de agricultura de baixo carbono
Parlamentares pedem incentivos à agricultura de baixo carbono
Fórum sobre agricultura de baixo carbono acontece no Rio Grande do Sul