Comissão de Orçamento começa a visitar grandes obras na próxima semana



Deputados e senadores da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização iniciam na próxima quinta-feira (dia 8) visitas a grandes obras em execução nos estados que recebem dinheiro federal, dentro de um programa destinado a discutir e tornar mais claro o orçamento da União. As primeiras obras localizam-se no Ceará e incluem as barragens do Castanhão e do Tabuleiro de Russas (projetos de irrigação), o Porto de Pecém e o sistema de trens metropolitanos de Fortaleza.

Fazem parte da comitiva os senadores Lúcio Alcântara (PSDB-CE) e Marluce Pinto (PMDB-RR), o presidente da comissão, deputado Alberto Goldman (PSDB-SP), além de oito deputados, representando os partidos políticos mais expressivos no Congresso. Eles voltarão a Brasília no dia 10 e a comissão visitará logo a seguir obras em São Paulo e Minas Gerais.

Também nos próximos dias, a comissão iniciará audiências públicas para discutir assuntos fundamentais dentro dos gastos da União, ao mesmo tempo em que tentará tornar mais compreensível o projeto orçamentário para a população, inclusive com a distribuição de cartilhas. Nas audiências públicas, com a presença de especialistas, haverá debates sobre dívida pública, aumento da carga tributária e subsídios e incentivos fiscais, entre outros.

A idéia do presidente da comissão, deputado Alberto Goldman (PSDB-SP), é executar este programa de debates e visitas nos próximos meses, quando a comissão estará examinando o projeto de revisão do Plano Plurianual, o qual estabelece as prioridades de investimentos federais até o final do ano 2003. O Congresso já aprovou o Plano Plurianual, mas o assunto volta ao debate por conta de modificações que o Executivo fez no projeto.

Segundo Alberto Goldman, as audiências públicas destinam-se a explicar aos parlamentares e à população assuntos que, por falta de informações, são tratados de forma deturpada. Como exemplos, citou a dívida pública da União e o aumento da carga tributária.

- A dívida federal cresceu por vários motivos, entre eles a rolagem das dívidas de estados e municípios. Nesses debates, vamos esmiuçar a dívida pública, para esclarecer à população porque chegamos aos números atuais.

01/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Orçamento vai ao Ceará visitar obras de grandes barragens para irrigação

Com orçamento de R$ 180 mi, obras da Arena da Baixada começam na próxima semana

Comissão de Orçamento se reunirá na próxima semana

SÓ COMISSÃO DE ORÇAMENTO VAI TRABALHAR NA PRÓXIMA SEMANA

COMISSÃO DE ORÇAMENTO AVALIA NA PRÓXIMA SEMANA EXECUÇÃO DO PPA

Adiada para a próxima semana reunião da Comissão de Orçamento