Comissão de Orçamento discute regras para seu funcionamento



Os coordenadores de bancada dos partidos com assento na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) reúnem-se nesta terça-feira (19), a partir das 15h, com o objetivo de construir um acordo que permita a retomada dos trabalhos do colegiado e a definição do cronograma de tramitação do projeto de lei do Orçamento Geral da União de 2005.

A falta de um acerto entre senadores e deputados sobre o número de emendas de bancada para ser apresentado ao orçamento anual emperrou o funcionamento da comissão, depois que a resolução nº  do Congresso Nacional, que disciplinava as suas atividades, expirou no final de agosto. Se os líderes dos partidos na comissão não conseguirem chegar a um acordo, o presidente do Senado, José Sarney, poderá prorrogar a resolução nº 1.

 No ano passado, depois de uma queda-de-braço entre Senado e Câmara, e a mediação direta do presidente Sarney, ficou acertado o acréscimo de mais três emendas de bancada, apenas para o orçamento de 2004. Com a validade da resolução modificada por apenas um ano, fixando um mínimo de 18 e um máximo de 23 emendas de bancada ao orçamento anual,  a medida garantiu a iniciativa aos senadores, após uma longa discussão sobre a necessidade de evitar a pulverização de recursos e assegurar investimentos importantes para cada estado.

Só que não houve acordo este ano sobre as propostas de redução do número de emendas de bancada e de perda dessa prerrogativa dos senadores. O presidente da comissão, deputado Paulo Bernardo (PT-PR), fez um levantamento mostrando que R$ 6,3 bilhões em créditos especiais e suplementares para órgãos públicos e 15 obras liberadas da lista do Tribunal de Contas da União (TCU) estão paralisados por falta de regras para funcionamento da comissão.



18/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


PLENÁRIO DISCUTE PEC QUE MUDA REGRAS PARA FUNCIONAMENTO DO SISTEMA FINANCEIRO

Comissão de Agroecologia define regras de funcionamento

Presidente do Senado busca solução para funcionamento da Comissão de Orçamento

Comissão discute regras para proteção do cerrado

Comissão discute novas regras para o Fundo de Participação dos Estados

Comissão discute regras para tornar mais seguros os esportes radicais