Comissão discute novas regras para o Fundo de Participação dos Estados
Propostas de novas regras para partilha de quase R$ 50 bilhões que formam o Fundo de Participação dos Estados (FPE) abrem a agenda de trabalho desta segunda-feira (1º) da Comissão Especial do Pacto Federativo, que está reunida no Interlegis.
O assunto terá prioridade no Congresso nos próximos meses, uma vez que o Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucionais as atuais regras de distribuição do fundo, que só poderão vigorar até 31 de dezembro deste ano.
Formada por 14 especialistas e presidida pelo ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim, a comissão foi criada pelo presidente do Senado, José Sarney, com a missão de apresentar propostas para reduzir o desequilíbrio federativo no Brasil.
Além de novas regras para o FPE, a comissão discutirá a divisão dos royalties do petróleo. Os especialistas já se manifestaram, em reuniões anteriores, sobre indexadores das dívidas dos estados junto à União e medidas para acabar com a guerra fiscal entre as unidades da federação.
Os especialistas apresentarão ao presidente José Sarney anteprojetos tratando dos temas priorizados, que serão posteriormente transformados em projetos de lei e analisados pelos senadores.
Mais informações a seguir
01/10/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova novas regras para o Fundo de Participação dos Estados
Paim pede mais debate para projeto de Randolfe que muda regras do Fundo de Participação dos Estados
Novas regras para o Fundo Nacional de Segurança Pública
Senado busca acordo para Fundo de Participação dos Estados
CAE discute novas regras para o processo orçamentário
CAS discute novas regras para uso de películas em veículos