Comissão de Orçamento vai ouvir ministro do TCU sobre contas de Lula



A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização decidiu nesta quarta-feira (22) convocar o ministro Ubiratan Aguiar, do Tribunal de Contas da União, para que ele explique aos deputados e senadores a prestação de contas do governo Lula do ano passado. O Tribunal aprovou as contas em junho, mas fez 27 ressalvas, especialmente sobre a falta de controle dos convênios entre a União, os estados e os municípios.

Em seu parecer, Ubiratan Aguiar sugere a suspensão dos repasses por falta de fiscalização nas transferências. "Se não forem restabelecidos os mecanismos de acompanhamento do Estado sobre todo o ciclo das transferências voluntárias, a medida mais sensata pode ser a sua suspensão até que se recobre o seu controle", diz o relatório de Aguiar. No orçamento do ano passado, as transferências voluntárias executadas somaram R$ 15,1 bilhões.

O ministro deve apresentar as explicações à Comissão de Orçamento na manhã do dia 30, quinta-feira. As contas do presidente da República devem ser aprovadas pelo Congresso Nacional.

Ainda na reunião desta quarta-feira (22), presidida pelo senador José Maranhão (PMDB-PB), a Comissão de Orçamento aprovou quatro pedidos do governo para abertura de crédito a vários órgãos, no valor total de R$ 290 milhões.



22/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO VAI OUVIR MINISTRO SOBRE CORTES NO ORÇAMENTO

COMISSÃO VAI OUVIR MINISTRO SOBRE CORTES NO ORÇAMENTO

Comissão de Orçamento vai ouvir ministro sobre decreto de contingenciamento

COMISSÃO DE ORÇAMENTO VOTA REQUERIMENTOS PARA OUVIR MINISTRO E SECRETÁRIO DA RECEITA

CE reúne-se para ouvir o ministro da Cultura sobre programas, metas e orçamento da pasta

Comissão quer ouvir ministro sobre hospitais da Fronteira-Oeste