Comissão de Relações Exteriores discute direitos trabalhistas em postos fora do Brasil



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) iniciou audiência pública destinada a debater o projeto de lei 246/2013, do senador José Sarney (PMDB-AP), que estende aos auxiliares locais do serviço exterior brasileiro alguns dos direitos trabalhistas garantidos pela Constituição Federal e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Auxiliar local é o brasileiro ou o estrangeiro admitido para prestar serviço ou desempenhar atividades de apoio nos postos do exterior, como em embaixadas e consulados.

Em muitos países, as leis locais garantem escassos direitos a esse trabalhadores. Segundo o relator da proposição na Comissão de Assuntos Econômicos (CAS), senador Paulo Bauer (PSDB-SC), atualmente as relações trabalhistas e previdenciárias referentes a esses profissionais são regidas pela legislação vigente no país em que estiver sediada a representação.



22/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Relações Exteriores aprova embaixadores para três postos no exterior

Comissão de Relações Exteriores discute agenda do Mercosul

Comissão de Relações Exteriores discute Guerrilha do Araguaia

Comissão de Relações Exteriores quer debater relação entre Brasil e Estados Unidos

Acordo entre Brasil e Santa Sé pode ser votado pela Comissão de Relações Exteriores

Relações entre Brasil e Espanha não serão prejudicadas com exigências para espanhóis, segundo Ministério das Relações Exteriores