Comissão de Relações Exteriores ouve Patriota no dia 4



VEJA MAIS

O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, participará de audiência pública no dia 4 de abril, às 10h, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O convite já havia sido aprovado pelo colegiado na última semana, mas a data da reunião só foi confirmada nesta quinta-feira (14). Na reunião, o chanceler apresentará os planos do Itamaraty para 2013. O objetivo, segundo o presidente da CRE, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), é ajudar a traçar o que o país quer das suas relações com o mundo.

A vinda de Patriota poderá ajudar os senadores a compreender entre outros temas a posição do Brasil em relação à suspensão do Paraguai do Mercosul e da Unasul.

Há quase nove meses, observou Ferraço, o Paraguai encontra-se suspenso dos dois blocos, uma vez que os presidentes sul-americanos interpretaram como rompimento da ordem democrática naquele país a forma como foi conduzido o processo de impeachment do então Presidente Fernando Lugo, em junho do ano passado, e a substituição pelo então vice-presidente Federico Franco.

O país vizinho realizará eleições este ano.  O presidente da República e os novos governadores, a serem eleitos em abril, tomarão posse no dia 15 de agosto. Já os deputados e senadores eleitos assumem suas cadeiras em 1º de julho, mas a próxima reunião de cúpula do Mercosul está prevista para julho, em Montevidéu, oportunidade em que o Uruguai passaria ao Paraguai a presidência do Bloco.

- Não está claro, a nosso ver, como os chefes de estado interpretarão o pleno restabelecimento da ordem democrática no Paraguai. A transmissão da presidência do Bloco ou pode ser adiada para depois de 15 de agosto, ou uma eventual reunião extraordinária dos chefes de Estado, após o pleito de abril, poderia decidir por antecipar a volta do Paraguai ao Mercosul mesmo com o Presidente Federico Franco ainda no poder – disse Ferraço.



14/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Patriota fala à Comissão de Relações Exteriores

Patriota e Amorim deverão comparecer à Comissão de Relações Exteriores

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES OUVE O CHANCELER LUIZ FELIPE LAMPREIA

Comissão de Relações Exteriores ouve Celso Amorim sobre crise em Honduras

Ministério das Relações Exteriores - Antônio Patriota

Começa reunião da Comissão de Relações Exteriores