Ministério das Relações Exteriores - Antônio Patriota
Antonio de Aguiar Patriota sucedeu Samuel Pinheiro Guimarães Neto na Secretaria-Geral do Ministério das Relações Exteriores, em 2009. Formado e posteriormente diplomata formado pelo Instituto Rio Branco teve entre suas posições de destaque o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos de 2007 a 2009; subsecretário-geral de Assuntos Políticos do Ministério das Relações Exteriores e tendo sido também chefe de gabinete e secretário de Planejamento Diplomático do chanceler Celso Amorim.
Primeiro colocado em sua turma do Rio Branco, tem ligação estreita com Celso Amorim desde pelo menos os anos 1990. Foi chefe do setor político na Missão do Brasil junto à ONU, na época em que o chanceler era o titular.
Nascido em Touros, Rio Grande do Norte. Patriota mudou-se aos 14 anos para Natal. Dois anos depois, foi para o Rio de Janeiro, onde se formou em jornalismo. Além do mestrado em economia nos Estados Unidos estudou filosofia na Universidade de Genebra. Pai de quatro filhos, uma delas a escritora Margarida Patriota.
15/12/2010 18:57
Artigos Relacionados
Comissão de Relações Exteriores ouve Patriota no dia 4
Patriota fala à Comissão de Relações Exteriores
Patriota e Amorim deverão comparecer à Comissão de Relações Exteriores
Relações entre Brasil e Espanha não serão prejudicadas com exigências para espanhóis, segundo Ministério das Relações Exteriores
Aprovada criação de 1.293 cargos no Ministério das Relações Exteriores
João Alberto defende reestruturação do Ministério das Relações Exteriores