Comissão de Saúde discute situação do Pronto-Socorro de Santa Maria



A Comissão de Saúde e Meio Ambiente debateu hoje, em audiência pública, a necessidade de contratação de funcionários para o Pronto Socorro de Santa Maria, que está vinculado ao Hospital Universitário daquela cidade.

O término das obras do Pronto Socorro de Santa Maria está previsto para o mês de abril, e até o momento o governo federal não iniciou o processo de provimento de recursos humanos e financeiros a nova unidade de saúde. O Hospital Universitário, que fornece infra-estrutura ao Pronto-Socorro, não realiza concurso público desde 1994. Já foram terceirizados os serviços de vigilância, limpeza e parte da enfermaria, totalizando R$ 229.520,00 com a folha de pagamento destes serviços.

Conforme o deputado José Farret (PPB), membro titular da Comissão de Saúde, é preciso mobilizar o Estado para ajudar o Hospital Universitário, que atende pacientes de 47 municípios da região Central do Rio Grande do Sul. E ainda, “ devemos pressionar o Ministério de Educação, Planejamento e Saúde para sanar a falta de recursos humanos e financeiros do Pronto Socorro, para que esta unidade de saúde possa atender a população daquela região, o mais breve possível”, enfatiza o deputado.

Participaram também da audiência os deputados Eliseu Santos (PTB), presidente da Comissão, Germano Bonow (PFL), Cecilia Hypolito (PT), Mario Bernd (PPS), Jussara Cony (PCdoB), Edson Portilho (PT) e Jorge Gobbi (PSDB).

Presentes ainda, como convidados,o secretário estadual de Saúde substituto, Gilberto Barichello; a secretária municipal de Saúde de Santa Maria, Neomir Alcantara; a coordenadora da 4º Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Maria, Sueli Barrios; o presidente do Conselho Regional de Saúde, Alfredo Lameira; a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria, Rosa Maria Salaib Wolf; o reitor da UFSM, Paulo Sarkis; representantes da Câmara Municipal de Santa Maria, vereador Danier Avello, vereadora Magali Adriano e vereador Gilson Souza; representante do Conselho Regional de Odontologia Claudete Ivani Panizzi Nunes; representante do Conselho Regional de Enfermagem Hilde Van de Stroeten; presidente da Amrigs, Hilberto Corrêa de Almeida; e diretor-geral substituto do Hospital Universitário de Santa Maria.



03/20/2002


Artigos Relacionados


Comissão de Saúde discute amanhã a situação do Pronto-Socorro de Santa Maria

Comissão debate contratação de funcionários para Pronto-Socorro de Santa Maria

Mão Santa anuncia compromisso de ministro para concluir pronto-socorro em Teresina

Saúde libera verba para readequação de pronto-socorro em São Paulo

Comissão é favorável a criminalizar exigência de cheque-caução no pronto-socorro

CDH discute providências após incêndio em Santa Maria