Comissão de Serviços Públicos discute segurança em Teutônia



A Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Elmar Schneider, realizou terça-feira (13.08) uma reunião extraordinária, para debater a situação da segurança pública no município de Teutônia. O prefeito municipal, Ricardo Brönstrup, destacou a importância da audiência e a preocupação da comunidade em relação à criminalidade. "Não queremos que nosso município, que completou 21 anos de emancipação em 2002, seja conhecido como violento", afirmou o prefeito.

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Mauro Renner, falou que o papel do Ministério Público é de proteger o cidadão e preservar seus direitos. "Nosso dever é representá-los da melhor maneira possível e por isso precisamos da colaboração da comunidade para buscarmos soluções aos problemas encontrados", destacou.

Apresentando dados que contestam a opinião da população de que o município é um lugar violento, o comandante da Brigada Militar de Teutônia, Fábio Marmit, afirmou que pelos dados que vêm coletando desde sua chegada à cidade, o ano de 2002 foi considerado o mais tranqüilo no que se refere aos casos de roubos, furtos qualificados, desordem e trânsito.

Para a delegada regional Elizabeth Müller, os números comprovam que segurança é um dever do Estado e responsabilidade de cada um. A delegada afirmou ainda, que um dos grandes problemas que a Polícia Civil e a Brigada Militar enfrentam é que as pessoas presenciam crimes e se negam a depor com medo de represálias. "É necessário salientar que nossas fontes sempre são preservadas e protegidas", lembrou.

A comunidade que lotou o auditório do Sesc também contribuiu com depoimentos. O líder comunitário Romeu Echer se mostrou preocupado com sua segurança e dos seus filhos. "Cada família tem que se conscientizar de que o mundo mudou e não podemos mais deixar nossas casas abertas como antigamente".

Representando o chefe de Polícia do Estado, delegado José Antônio de Araújo, a delegada Jussara Simon foi enfática ao afirmar que tanto a Polícia Civil quanto a Brigada Militar estão sempre implementando suas operações para combater o crime. "Trabalhamos integrados para estabelecer a ordem e a tranqüilidade da população. Mas precisamos da participação da comunidade".

Outra questão levantada foi a revelação do delegado de polícia Mauro Mallmann de que a maioria dos crimes não são realizados por teutonienses. O delegado também enumerou os fatores que facilitam a realização de crimes no muncípio, como a grande distância entre os bairros, as várias rotas de fuga e o efetivo policial que é composto por apenas quatro policiais.

Schneider ficou satisfeito em propor um diálogo entre as autoridades e a comunidade através da Comissão. "É com o objetivo de buscar alternativas e construir caminhos que trabalhamos. O município de Teutônia mereceu a atenção prestada, porque a comunidade mostrou a sua força engajando-se na luta contra a violência e a criminalidade", salientou o parlamentar.

Participaram ainda da audiência pública, lideranças empresariais, políticas e comunitárias dos municípios de Teutônia, Poço das Antas, Imigrante, Colinas, Fazenda Vilanova e Westfália.






08/14/2002


Artigos Relacionados


Comissão de Serviços Públicos discute segurança pública na região Central

Serviços Públicos discute segurança pública na região Central do Estado

Comissão de Serviços Públicos discute projeto de lei com vigilantes

Comissão do remapeamento discute a regionalização dos serviços públicos

Comissão de Serviços Públicos debate segurança na Febem

Comissão de Serviços Públicos debate segurança no Alto Jacuí