Comissão debate proteção do consumidor em compras pela internet



O projeto que modifica o Código de Defesa do Consumidor (CDC) para ampliar a proteção aos que fazem compras por meio de comércio eletrônico será discutido em audiência pública no dia 6 de novembro (terça-feira), às 8h30.

O debate é promovido pela comissão temporária que estuda a modernização do CDC, presidida pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e que tem como relator o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

Entre as principais mudanças contidas no projeto (PLS 281/2012), estão a garantia de privacidade e segurança das transações feitas pela internet, o direito à informação sobre o período de validade da oferta e o prazo de entrega do produto e a regulamentação do spam, que são e-mails não solicitados enviados para um grande número de pessoas.

A medida para controlar spams foi elogiada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin, que presidiu a comissão de juristas encarregada de elaborar os anteprojetos de modernização do código, agora transformados em projetos de lei que tramitam no Senado.

– O Parlamento brasileiro terá aqui a oportunidade de ser um dos primeiros países do mundo a tratar do spam de uma forma, eu diria, moderna – afirmou Benjamin, em debate realizado no Senado no último dia 16.

Também presente a esse debate, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, destacou a importância das regras para o comércio eletrônico, mas sugeriu que não sejam excessivamente detalhadas, para que não se corra o risco de ficarem desatualizadas no curto prazo.

No debate da próxima terça-feira, os parlamentares debatem essas regras com representantes da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, do Google Brasil, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) e da Fundação Procon/SP.

Outros projetos

A comissão temporária da reforma do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) analisa ainda outros dois projetos: o PLS 282/2012, que dispõe sobre as regras para ações coletivas destinadas a proteger interesses ou direitos de qualquer natureza, e o PLS 283/2012, que institui mecanismos de prevenção e tratamento judicial e extrajudicial para o superendividamento das pessoas físicas.



25/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado debate proteção do consumidor que compra pela internet

Guia do Procon auxilia nas compras pela internet

Conheça regras para as compras pela internet

Procon alerta consumidores sobre cuidados nas compras de Natal feitas pela internet

Porto Alegre debate proteção do consumidor na Copa

Senado debate proteção ao consumidor no comércio eletrônico