Comissão decide sobre tensão bivolt em equipamentos eletrônicos
A Comissão de Serviços de Infraestrutura se reúne nesse momento para analisar uma pauta de seis itens, entre eles, projeto determinando que serão bivolt todos os novos equipamentos elétricos e eletrônicos para uso doméstico comercializados no Brasil. Equipamento bivolt é aquele que opera nas duas tensões padronizadas no país, 127 ou 220 volts, em faixa contínua ou não, sem a necessidade de transformadores externos.
O autor do projeto, Marcelo Crivella (PRB-RJ), explica que a maioria dos fabricantes de equipamentos eletrônicos, sabendo dos problemas que a diversidade de tensões causa aos usuários, já optou pela fabricação de equipamentos bivolt, de faixa continua ou não. Acontece que isso não ocorre com parte dos eletrodomésticos de maior potência. É para acabar com esses transtornos que ele defende a aprovação do projeto.
"É muito mais fácil e seguro para os fabricantes venderem os novos equipamentos com duas tensões nominais, do que o usuário adaptar seus equipamentos às tensões padronizadas" afirma Crivella na justificação do projeto.
O relator, senador Lobão Filho (PMDB-MA) é favorável à mudança.
Mais informações a seguir
22/12/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tensão bivolt em equipamentos elétricos e eletrônicos domésticos pode passar a ser obrigatória
CMA analisa projeto sobre a adoção da tensão bivolt obrigatória no Brasil
Na pauta da CI, padrão bivolt obrigatório para eletro-eletrônicos de uso doméstico
Pedágios poderão ser substituídos por equipamentos eletrônicos
Fatec Tatuí dá destinação sustentável a equipamentos eletrônicos
População do RJ ganha contêineres para descarte de equipamentos eletrônicos