Comissão deve convocar juiz e presidente do Tribunal de Contas do Amapá



Matéria retificada em 09/11/2010 às 11h05

O presidente da CPI da Pedofilia , senador Magno Malta (PR-ES), informou que será definida nesta quarta-feira (10), a partir das 14h, a reconvocação em caráter coercitivo do juiz do trabalho aposentado Antônio Carlos Branquinho, acusado de abuso de menores em Tefé, no Amazonas.

No mesmo dia, a comissão também deverá decidir a convocação do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), José Júlio de Miranda Coelho, cujo envolvimento sexual com menores teria sido descoberto em investigação da Polícia Federal (PF) sobre sua suposta participação em esquema de corrupção no governo estadual.

- Não existe hipótese de ele (Antônio Carlos Branquinho) não vir à CPI, e quem vai trazê-lo é a Polícia Federal - afirmou Magno Malta.

O juiz do Amazonas foi convocado a prestar esclarecimentos à CPI da Pedofilia em agosto de 2009, mas conseguiu ser dispensado dessa obrigação por liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Esse recurso foi julgado agora pelo tribunal, que, em decisão unânime, determinou seu comparecimento à comissão.

Segundo informações da Agência Brasil, o juiz foi preso pela PF em agosto passado ao ser flagrado portando material pornográfico e um rifle estrangeiro sem registro. Magno Malta admitiu que o magistrado tem direito a ficar calado durante o depoimento à CPI, mas não de se negar a comparecer à comissão.

Quanto ao presidente do TCE do Amapá, o parlamentar comentou que a acusação de prática de pedofilia veio à tona durante a apuração dos supostos crimes de corrupção no governo estadual. De acordo com o site de notícias G1, José Júlio de Miranda Coelho tem 63 anos e contaria com a permissão de uma mulher, a quem ajudaria financeiramente, para manter relações sexuais com as duas filhas dela, de 14 e 17 anos.

A CPI da Pedofilia já funciona há dois anos e meio no Senado e, segundo Magno Malta, deve apresentar o relatório final dos trabalhos até o próximo dia 20 de dezembro.



05/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Juiz aposentado e presidente de tribunal de contas serão convocados para depor na CPI da Pedofilia

Magno Malta quer convocar presidente do TCE do Amapá para depor na CPI da Pedofilia

Advogado não deve atuar em tribunal onde tiver juiz parente

Senadores homenageiam ex-presidente do Tribunal de Contas do MT

CFC ouve presidente do Tribunal de Contas da União

CFC ouve presidente do Tribunal de Contas da União