Comissão discute criação de Comitê da Tríplice Fronteira



A Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul recebe, nos próximos dias 4 e 5, parlamentares da Argentina, Paraguai e Uruguai, além de representantes do Parlamento Andino e do Poder Legislativo de países associados ao Mercosul, para debater a imediata criação de um comitê da tríplice fronteira cuja operacionalização funcionará como uma vitrine do processo de integração do Mercado Comum do Sul. Será a 20ª reunião plenária da comissão.

O turismo na região da tríplice fronteira, formada pelos municípios de Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguazu (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai) também estará em foco. Outro destaque é a criação de uma identidade única para os trabalhadores fronteiriços. O evento acontece em paralelo à Reunião de Cúpula dos Presidentes do Mercosul e países associados, que ocorrerá também em Brasília, no dia 6 (sexta-feira), no Ministério das Relações Exteriores.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR), presidente da Comissão do Mercosul, prestará contas do seu mandato à frente do colegiado e deve enfatizar a necessidade de um permanente esforço suprapartidário na defesa e formulação de políticas públicas para fortalecer, consolidar e ampliar o Mercosul. Especialmente frente à perspectiva de criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

As recomendações da comissão serão levadas à reunião de presidentes dos países-membros do Mercosul.

Paralelamente, na Câmara dos Deputados, será promovida uma semana de exposição sobre o potencial de desenvolvimento da tríplice fronteira.



29/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão do Mercosul quer desenvolvimento do turismo na tríplice fronteira

Roraima quer valorização cultural na tríplice fronteira

Receita e Polícia do Paraguai lançam operação na tríplice fronteira

CRE investigará Tríplice Fronteira, anuncia Heráclito a delegação francesa

Países da Tríplice Fronteira debatem avanços na proteção da criança e adolescente

No Paraguai, Amorim diz que a Tríplice Fronteira deve ter o desenvolvimento como foco