COMISSÃO DISCUTE RUMOS DO MERCOSUL
A Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul recebeu hoje (dia 29), em audiência pública, Mário Garnero, presidente do Fórum das Américas, entidade que coordena a atuação empresarial brasileira nos limites do Mercado Comum do Cone Sul - Mercosul. O empresário fez uma avaliação da participação do Brasil na economia mundial, diante da crise asiática, ressaltando o incremento das relações comerciais com o Mercosul como condição fundamental para a melhoria na balança comercial brasileira.
O empresário paulista apontou a aprovação da reforma tributária pelo Congresso Nacional como o caminho mais rápido para tornar o país mais competitivo no mercado internacional. Garnero apresentou pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP) prevendo uma queda de 17% no custo final dos produtos exportáveis caso haja uma reforma tributária baseada em apenas cinco impostos.
- Isso significaria a desoneração das exportações, com importantes reflexos no nosso desenvolvimento, dispensando mudanças de risco no câmbio e equilibrando o déficit de nossa balança comercial, sem desvalorizar o Real - observou Mário Garnero.
29/04/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
COMISSÃO DO MERCOSUL DISCUTE PROTOCOLOS
Comissão discute criação do Parlamento do Mercosul
Comissão discute criação de Parlamento do Mercosul
COMISSÃO DO MERCOSUL DISCUTE CARTA SOCIAL
Comissão de Relações Exteriores discute agenda do Mercosul
Comissão do Mercosul discute ingresso do Brasil na Alca