Comissão discutirá orçamento das Forças Armadas e do Itamaraty



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) promoverá audiência pública, em data ainda a ser marcada, sobre as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelas Forças Armadas e pelo Ministério das Relações Exteriores. Requerimento nesse sentido foi apresentado pelo presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), e aprovado nesta quinta-feira (17) pelo colegiado.

Na abertura da reunião, a senadora Ana Amélia (PP-RS) relatou encontro mantido poucas horas antes com integrantes do Comando da Aeronáutica, durante o qual obteve informações a respeito de graves carências de recursos experimentadas por aquela Força. Ela citou como exemplo a decisão da Aeronáutica de alugar um avião da Etiópia para efetuar a troca do contingente brasileiro no Haiti, uma vez que aviões antigos foram desativados e não foram substituídos na Força Aérea Brasileira.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) apoiou o pronunciamento de Ana Amélia e recordou que todos os anos representantes das Forças Armadas solicitam aos senadores a apresentação de emendas parlamentares ao projeto de Orçamento da União, com o objetivo de ampliar as dotações contidas no projeto proveniente do Poder Executivo. Ferraço, por sua vez, ressaltou a necessidade de se rediscutir o orçamento do Ministério das Relações Exteriores, após a recente desvalorização do real frente ao dólar.



17/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Orçamento quer explicações sobre cortes de verbas para Forças Armadas

Forças Armadas apontam 'furo' de R$ 13,6 bilhões no orçamento de 2014

Forças Armadas tem poucos recursos no Orçamento da União, alerta Aloysio Nunes

Comissão debate reestruturação de cargos e salários das Forças Armadas

Comissão de Justiça aprova utilização das Forças Armadas no combate ao crime organizado

CRE debate reaparelhamento das Forças Armadas