Comissão do centenário de JK apóia várias homenagens



A comissão mista especial para a comemoração do centenário de nascimento de Juscelino Kubitschek decidiu, nesta terça-feira (9), apoiar a realização de uma sessão solene no Senado Federal no próximo dia 12 de setembro. O requerimento aprovado pela comissão será apresentado ao presidente do Congresso Nacional, senador Ramez Tebet, em audiência na próxima quinta-feira (11). O documento pede também a edição de dois livros e a realização de um filme de 15 segundos de duração sobre a vida e obra de JK.

O senador Francelino Pereira (PFL-MG), relator da comissão, propôs um amplo debate com o tema "JK e o Brasil de Hoje", visando relacionar a atual situação do país com as realizações, as idéias e o destino do político. Para ele, "será a grande oportunidade de o Congresso, que teve importância decisiva na vida de Juscelino Kubitschek, enfrentar a crise contemporânea da democracia representativa, não somente no Brasil, mas em todo o mundo".

Já o senador Lindberg Cury (PFL-DF) apresentou sugestão para que a gráfica do Senado Federal edite dois livros sobre o ex-presidente. O primeiro, de autoria do jornalista Adirson Vasconcelos, é intitulado Memorial Juscelino Kubitschek . A obra conta a vida e a trajetória política de JK, que, para seu autor, foi o brasileiro mais importante do século XX. O segundo se chama Brasília Kubitschek de Oliveira e foi escrito pelo desembargador do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Ronaldo Costa Couto.

O cineasta Zelito Viana - produtor do filme De Nonô a JK - propôs a realização de um filme de 15 segundos, com o intuito de despertar o interesse e a curiosidade das pessoas que não conhecem a história de Juscelino Kubitschek. O vídeo, segundo Viana, seria exibido inicialmente em emissoras de televisão estatais e, posteriormente, nas de concessão privada.

A comissão, presidida pelo deputado federal Paulo Octávio (PFL-DF) e com o senador Arlindo Porto (PTB-MG) na vice-presidência, foi instalada na semana passada. Seu principal objetivo é articular as promoções de caráter nacional com os eventos locais e regionais, que estão sendo organizados no Distrito Federal, Belo Horizonte e Diamantina (MG), definindo uma agenda nacional que não superponha eventos.



09/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Assembléia comemora Semana Farroupilha com várias homenagens

João Agripino recebe homenagens no centenário de seu nascimento

Barão do Rio Branco recebe homenagens no centenário de sua morte

ANTONIO CARLOS APÓIA HOMENAGENS AOS 50 ANOS DA CARTA DOS DIREITOS HUMANOS

COMISSÃO DE SENADORES PARTICIPA DE HOMENAGENS A JOÃO PESSOA

Debate entre senadores indica que PPP pode sofrer várias emendas na comissão