Barão do Rio Branco recebe homenagens no centenário de sua morte



Um dos estadistas mais reverenciados da história nacional, o Barão do Rio Branco recebeu homenagem no Plenário, nesta segunda-feira (5), por ocasião dos cem anos de seu falecimento. Na sessão, o presidente da Casa, José Sarney, disse que o país deve cultivar a justa vaidade de possuir a figura de Rio Branco entre seus grandes heróis, a seu ver o maior no século XX, em razão de suas ações no campo diplomático para consolidar pacificamente as fronteiras nacionais. 

- Herói não é somente aquele que vence batalhas com espada e sangue. Rio Branco venceu todas as batalhas, conquistando territórios para o Brasil, criando consciência de paz, negociação e de construção da nossa grande pátria – destacou.

O senador Jorge Viana (PT-AC), primeiro propositor da homenagem, disse que Rio Branco sempre se comportou como se tivesse absoluta consciência de que o Brasil estava destinado a liderar, mais cedo ou mais tarde, não só a América latina, mas também, em grande medida, o cenário internacional, fato que salientou como evidente na atualidade.

Também fizeram pronunciamentos durante a sessão o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Fernando Collor (PTB-AL), Aníbal Diniz (PT-AC), Ana Amélia (PP-RS) e João Capiberibe (PSB-AC). 

Mais informações a seguir



05/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Agripino recebe homenagens no centenário de seu nascimento

Senadores prestam homenagem ao Barão de Rio Branco

Senado prepara homenagem ao Barão de Rio Branco

SARNEY ENALTECE A FIGURA DO BARÃO DO RIO BRANCO

Geraldo Mesquita: reconhecimento a Barão do Rio Branco é merecido

ALCÂNTARA DESTACA ATUAÇÃO DIPLOMÁTICA DO BARÃO DO RIO BRANCO