Comissão do Mersocul defende interesses brasileiros no Parlamento Europeu



Negociar a transferência de tecnologia e de recursos financeiros para o treinamento de pessoal nos países membros do Mercosul foi um dos objetivos dos parlamentares brasileiros da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul (CPC) que participaram da IV Reunião Interparlamentar com membros do Parlamento Europeu, que começou na segunda-feira (12), em Estrasburgo, na França.

A comissão parlamentar - integrada por congressistas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai - quer efetivar o convênio de US$ 1,3 milhão firmado com a Comissão Européia em maio de 2000, em Buenos Aires. O acordo prevê a transferência de tecnologia do Parlamento Europeu para capacitar pessoas que irão administrar o futuro Parlamento do Mercosul e propiciar uma experiência nacional de mercado comum aos países do bloco.

Os parlamentares brasileiros defenderam também novas fontes de financiamento para o desenvolvimento sustentável do Mercosul, com destaque para meio ambiente, biotecnologia e desenvolvimento de pequenas e médias empresas. A delegação brasileira foi liderada pelo presidente da Comissão do Mercosul no Congresso Nacional, senador Roberto Requião (PMDB-PR).

Outra prioridade da delegação brasileira foi provocar a discussão sobre as barreiras tarifárias impostas pelos europeus à entrada de produtos agrícolas nacionais na União Européia. Para a Comissão do Mercosul no Congresso Nacional, os subsídios agrícolas e incentivos à exportação praticados nos países europeus, com os altos limites de crédito, criam uma concorrência desleal com os produtos agrícolas nacionais e prejudicam largamente a expansão do comércio brasileiro com aquele bloco.

Na primeira de uma série de audiências, os parlamentares brasileiros e seus colegas do bloco do Mercosul foram ouvidos, no dia 13, pelas autoridades da Comissão Européia, responsável pela autorização de recursos financeiros para países em desenvolvimento. No dia seguinte, a Comissão do Mercosul teve encontro com a presidente do Parlamento Europeu, Nicole Fontaine, e com o presidente da delegação do Parlamento para as relações com os países sul-americanos e Mercosul, juiz Antonio Di Pietro - que realizou a operação contra a máfia na Itália.

Nos dias 14 e 15 foram realizadas sessões de trabalho da IV Reunião Interparlamentar entre o Parlamento Europeu e a Comissão Conjunta do Mercosul, onde os brasileiros falaram sobre a integração do Mercosul com os blocos econômicos, no que diz respeito a meio ambiente, subsídios agrícolas e coordenação de políticas macroeconômicas.

A delegação brasileira foi integrada pelos senadores Roberto Requião e Arlindo Porto (PTB-MG) e pelos deputados Ney Lopes (PFL-RN), Marisa Serrano (PSDB-MS) e Celso Russomano (PPB-SP). O grupo encerrou sua agenda de reuniões depois de ser recebido pela prefeita de Estrasburgo, Madame Keller, no dia 15.

16/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI da espionagem vota pedido de reunião com comissão do Parlamento Europeu

Comissão do Mercosul e Parlamento Europeu lançam declaração conjunta

CPI da Espionagem terá videoconferência com Parlamento Europeu

CPI da Espionagem troca informações com Parlamento Europeu

Presidente de parlamento europeu visita Assembléia

CPI discute espionagem dos Estados Unidos com Parlamento Europeu