Comissão do Orçamento libera a continuação de mais duas obras



A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização decidiu nesta terça-feira (28) retirar mais três projetos da lista de obras com irregularidades, depois de examinar processo enviado pelo Tribunal de Contas da União, que considerou sanados os problemas que levaram à interrupção dos projetos. Com isso, voltarão a receber dinheiro do orçamento federal as obras de modernização e recuperação da infra-estrutura do campus da Universidade Federal da Bahia e o projeto de irrigação Piancó III, na Paraíba. Nos últimos dias, a comissão retirou várias obras da lista de irregularidades, inclusive o Fórum Trabalhista de São Paulo.

No caso de Piancó III, os responsáveis pelas obras foram multados pois, entre outras coisas, permitiram que as condições de licitação "frustrassem o seu caráter competitivo" e começaram o projeto sem qualquer estudo de viabilidade econômico-financeira do empreendimento. Conforme comunicação do TCU à Comissão de Orçamento, todos os problemas foram resolvidos e o projeto deve voltar a receber verbas do orçamento da União, o que permitirá sua conclusão com rapidez. Piancó III, localizado no semi-árido paraibano, permitirá a produção de frutas e hortaliças irrigadas, devendo oferecer emprego a mil trabalhadores.

Por sua vez, uma investigação mais aprofundada na Universidade Federal da Bahia constatou que a antecipação de 50%, vista inicialmente com uma irregularidade, era na verdade o pagamento de um sinal previsto em contrato. De acordo com o Tribunal de Contas da União, na prática não houve antecipação, "nem tampouco prejuízo ao erário".



28/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Orçamento libera 26 obras que tiveram indícios de irregularidades

Congresso examina projeto que libera orçamento para obras de irrigação em Pernambuco

COMISSÃO DE ORÇAMENTO LIBERA RECURSOS PARA METRÔ EM BH

(Flash 14h55) - Covas autoriza continuação das obras de duplicação da SP-332

Comissão libera parte das obras de projeto de irrigação em Serra Talhada

Congresso decide liberar continuação de obras depois de sanadas irregularidades