Comissão especial receberá 245 propostas sobre segurança pública e violência



A comissão especial de deputados e senadores encarregada de apresentar propostas de aperfeiçoamento da legislação federal para melhorar a segurança pública e combater a violência vai ter como base 245 projetos e propostas de emenda à Constituição (PECs) que podem ter impacto na diminuição da criminalidade, em tramitação na Câmara e no Senado ( veja quadro ).

Somente no Senado, são 108 proposições, sendo nove PECs, 89 projetos de lei do Senado e dez projetos de lei da Câmara. Entre as principais propostas em tramitação na Casa, estão medidas que ampliam a competência das guardas municipais, que reduzem a maioridade penal - hoje fixada em 18 anos -, além dos projetos de lei que limitam a comercialização e o porte de armas de fogo.

Todas essas propostas de nova legislação, selecionadas pela Secretaria Geral da Mesa e pela Consultoria Legislativa do Senado e da Câmara, serão entregues a cada um dos 38 membros titulares (19 deputados e 19 senadores) e suplentes (em igual número) da comissão especial que será designada na próxima sexta-feira (15) em sessão do Congresso Nacional realizada no Plenário do Senado, com início após a sessão solene de instalação dos trabalhos do Legislativo, marcada para as 12h.

Cabe aos líderes partidários indicar os integrantes de suas bancadas que farão parte da comissão, de acordo com a proporcionalidade partidária em cada uma das Casas. A partir daí, os ofícios das lideranças serão lidos pelo presidente do Congresso, senador Ramez Tebet, que nomeia oficialmente os membros, convocando-os para a primeira reunião de instalação dos trabalhos da comissão.

Na primeira reunião da comissão devem ser eleitos o presidente e o vice-presidente (geralmente um deputado e um senador, escolhidos entre parlamentares das bancadas majoritárias das duas Casas). Cabe, então, ao presidente eleito da comissão escolher o relator da comissão. O relator propõe, a seguir, um cronograma de trabalho, prevendo datas para ouvir autoridades ou subcomissões temáticas para sistematização de temas específicos. A comissão também deve estabelecer os prazos para apreciação de matérias e para aprovação do relatório final.

Total de propostas legislativas entregues para avaliação da comissão especial da violência e segurança pública

Em tramitação no Senado Federal:

Tipo de proposta
Propostas de Emenda à Constituição
9
Projetos de Lei do Senado
89
Projetos de Lei da Câmara
10
Total
108
Em tramitação na Câmara dos Deputados:
Tipo de proposta
Propostas de Emenda à Constituição
35
Projetos de Lei
89
Projetos de Decreto Legislativo
8
Projetos de Resolução
4
Proposta de Fiscalização e Controle
1
Total
137
Fonte: Secretaria Geral da Mesa do Senado Federal


08/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Instalada Comissão Especial de Segurança Pública

Tebet diz que até junho estarão votadas todas as propostas da Comissão Mista de Segurança Pública

PMs debatem estrutura da polícia na Comissão Especial de Segurança Pública

Comissão Especial de Segurança Pública tem debate na quarta-feira

Demóstenes define pauta da comissão especial de segurança pública

Appio solicita a instalação de uma comissão especial de segurança pública