Comissão examina nova legislação para conter propagação de drogas ilícitas
- Não se pode mais aplicar, simplesmente, a privação de liberdade a todos os que consomem drogas, sem analisar melhor as razões desse consumo e sem estabelecer políticas consistentes para conter o tráfico. É necessário que se opere a revisão da lei, que é de 1976, para que o ordenamento jurídico efetivamente acompanhe os novos valores da sociedade - disse o relator.
O projeto regula as operações e ações relacionadas aos produtos, substâncias ou drogas ilícitas que causem dependência física ou psíquica. Para fins desta lei, são considerados ilícitos os produtos, as substâncias ou as drogas que causem dependência física ou psíquica, especificados em lei e tratados internacionais firmados pelo Brasil. A proposta prevê medidas que estimulem a colaboração com vistas ao combate às drogas.
Desta forma, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios criarão estímulos fiscais destinados às pessoas físicas e jurídicas que colaborarem na prevenção da produção, do tráfico e do uso de drogas.
Outra matéria incluída na pauta da comissão é o parecer do senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) favorável ao projeto do deputado Cunha Bueno (PPB-SP) que obriga os novos aparelhos de televisão fabricados no Brasil a contarem dispositivo eletrônico que possibilite ao usuário bloquear a recepção de programas que considere inadequados. Também serão apreciados 17 projetos de decreto legislativo que tratam da outorga para o funcionamento de rádios em vários estados.
08/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CE vota nova legislação contra drogas ilícitas
Casildo defende nova legislação sobre o consumo de drogas no Brasil
Projeto prevê multa para usuário de drogas ilícitas
Segurança Pública: Governo paulista lança Programa de Prevenção ao Consumo de Drogas Ilícitas para s
Governo do Estado lança Programa de Prevenção ao Consumo de Drogas Ilícitas para servidores da Secre
Camata quer aumentar a pena para homicídios resultantes de crimes correlatos ao tráfico e uso de drogas ilícitas