Comissão examina visto para estrangeiro



A concessão de visto a estrangeiro portador de passaporte emitido por governo não reconhecido pelo Brasil será discutida nesta terça-feira (25), a partir das 17h30, pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A proposta foi apresentada pelo senador Moreira Mendes (PFL-RO) e teve voto pela aprovação do relator, senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), na forma de substitutivo.

Esse benefício seria concedido em caráter temporário, pelo prazo máximo de 90 dias, a viajantes desses países que venham ao Brasil para tratar de negócios ou integrem missão comercial ou econômica. Ao defender seu projeto, Moreira Mendes argumenta que os limites ditados pela conveniência política e econômica entre os países devem ser respeitados, mas não podem inviabilizar o fluxo de pessoas que interessem ao país receptor, já que o mesmo pode favorecer o desenvolvimento e a geração de emprego e renda.

Duas indicações da diplomacia brasileira também serão submetidas à deliberação da CRE. A primeira vai avaliar parecer do senador Francelino Pereira (PFL-MG) à escolha da diplomata Maria Celina de Azevedo Rodrigues para exercer o cargo de embaixadora do Brasil na Colômbia. Já o senador Romeu Tuma (PFL-SP) elaborou parecer à indicação de Carlos Eduardo Sette Câmara da Fonseca para chefiar a representação diplomática do governo brasileiro junto à Indonésia. Ambas as matérias serão votadas em reunião secreta.



24/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Visto para estrangeiro no Brasil

Garibaldi defende fim do visto para turista estrangeiro

Jorge Viana comemora procedimento facilitado de visto para estrangeiro

CCJ aprova nova norma para cancelamento de visto concedido a estrangeiro

Turista estrangeiro poderá pedir visto para o Brasil na internet

Senadores votam projeto que acaba com exigência em lei de visto para turista estrangeiro