Comissão inicia exame de novas indicações para o Dnit



A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) iniciou nesta quinta-feira (18) a análise de duas indicações da Presidência da República para a diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Foram lidos os relatórios das indicações de Adão Magnus Marcondes Proença, indicado diretor de Infraestrutura Aquaviária; e Mário Dirani, para a diretoria de Infraestrutura Ferroviária.

Após a leitura dos relatórios das indicações, foi concedida vista coletiva , conforme norma regimental, ficando marcada para a próxima quinta-feira (25) a argüição dos indicados e a decisão dos senadores, em votação secreta.

Também constava da pauta as indicações de Roger da Silva Pêgas, para o cargo de diretor de Infraestrutura Rodoviária, e de José Florentino Caixeta, como diretor de Planejamento e Pesquisa, mas a leitura dos relatórios dessas indicações foi transferida para a próxima semana.

Hidrovias

Conforme relatório do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Adão Proença é engenheiro civil e atua há dois anos no Ministério dos Transportes, como especialista sênior em Infraestrutura Civil e Aquaviária, voltado para a gestão de portos e hidrovias da bacia Amazônica e do Mercosul.

Seu currículo inclui ainda 20 anos de experiência profissional na iniciativa privada, em empresas de engenharia e construção.

Flexa Ribeiro destacou a importância da diretoria de Infraestrutura Aquaviária para a implantação do sistema hidroviário no país.

- Temos que aproveitar nossas estradas naturais, que são os rios. Isso é algo que lutamos há mais de 30 anos - disse, citando hidrovias ainda em estruturação, como a Araguaia Tocantins.

Ferrovias

O indicado para a diretoria de Infraestrutura Ferroviária, Mário Dirani, também é engenheiro civil e mestre em Transportes. Conforme o relator da indicação, Aloysio Nunes (PSDB-SP), Dirani foi engenheiro da Rede Ferroviária Federal S.A. de 1989 a 2003, onde atuou na implantação de sistemas de custos do transporte ferroviário.

De 2004 a 2008, trabalhou na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na fiscalização de concessões ferroviárias e no desenvolvimento de estudos sobre o equilíbrio econômico das outorgas.

Desde 2008, é especialista sênior do Ministério dos Transportes, onde executa atividades de planejamento e desenvolvimento da política de transportes, em especial na área ferroviária.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



18/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Justiça inicia exame de indicações para o TST e o CNJ

Começa exame de indicações para diretoria do Dnit

Maciel quer novas regras para exame de indicações de autoridades na CCJ

Comissão de Infraestrutura analisa indicações para o Dnit

Comissão analisa indicações para agências reguladoras e Dnit

Comissão analisa indicações para agências reguladoras e Dnit