Comissão Mista de Inteligência discutirá grampo



O presidente da Comissão Mista de Controle de Órgãos de Inteligência do Congresso Nacional, Heráclito Fortes (DEM-PI), confirmou, na tarde desta segunda-feira (1), que o colegiado vai se reunir no dia 9 para examinar a questão das interceptações telefônicas clandestinas (grampos), por meio das quais teriam sido gravadas conversas de autoridades dos três Poderes. A denúncia foi publicada em reportagem da revista Veja desta semana.

As escutas teriam sido realizadas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Entre os "grampeados" estariam o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho; o senador Demóstenes Torres (DEM-GO); e até a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

A reunião foi confirmada por Heráclito por intermédio do seu gabinete. O parlamentar, que também preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), está em viagem oficial a países da América Central e do Caribe.

Além de Heráclito fazem parte da Comissão Mista de Controle de Órgãos de Inteligência os líderes da maioria e da minoria no Senado, Valdir Raupp (PMDB-RO) e Mário Couto (PSDB-PA); o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Marcondes Gadelha, (PSB-PB); e os líderes da maioria e da minoria naquela Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Zenaldo Coutinho (PSDB-PA).

Ainda não foram confirmados os convites para que prestem depoimento à comissão o diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda, e o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Armando Félix.



01/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência é reinstalada

Ricardo Ferraço assume presidência da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência

Projeto regulamenta funcionamento da Comissão de Inteligência

Ferraço vai presidir Comissão de Controle das Atividades de Inteligência

CRE e Comissão de Inteligência ouvem colaborador de agências de informação dos EUA

Comissão de Inteligência reúne-se nesta quarta-feira