Comissão obrigatória para vendedores será discutida em audiência pública



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) fará audiência pública para discutir a regulamentação do pagamento de um percentual de 4% sobre as vendas para os trabalhadores do comércio, conforme prevê o projeto apresentado pelo senador Ruben Figueiró (PSDB-MS). O requerimento foi aprovado nesta quarta-feira (17).

De acordo com o PLS 47/2013, o comerciário só não receberá tal percentual na hipótese de haver condição mais benéfica, fixada em acordo ou convenção coletiva de trabalho.

O projeto, que modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/1943), também determina que o valor das comissões será considerado como parcela indenizatória, caso a soma do salário e demais vantagens ultrapassem o teto do salário contribuição do Regime Geral da Previdência Social. Isso, explicou Ruben Figueiró ao justificar o projeto, evita aumento da carga tributária para as empresas e não prejudica os trabalhadores, que têm garantido o pagamento da contribuição social até o teto.

A CAS também aprovou requerimentos de audiências públicas para debater a participação de empresas e capitais estrangeiros na assistência à saúde no país (PLS 259/2009), a pedido do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB); a permissão de contratação de planos de saúde com coberturas reduzidas (PLS 277/2004), segundo requerimento da senadora Ana Amélia (PP-RS); e a aposentadoria especial para trabalhadores da construção civil (PLS 228/2011), de iniciativa do senador Benedito de Lira (PP-AL).



17/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Audiência pública debate comissão mínima de 4% para vendedores

MP do Fundeb será discutida em audiência pública

Segurança de vôo será discutida em audiência pública

Pirataria no audiovisual será discutida em audiência pública

Venda de terras na Amazônia será discutida em audiência pública na CRA

Segurança de usinas nucleares no Brasil será discutida em audiência pública na CMA