Audiência pública debate comissão mínima de 4% para vendedores



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza audiência pública na terça-feira (18), às 11h, para discutir a regulamentação do pagamento de um percentual mínimo de 4% sobre as vendas para os trabalhadores do comércio, conforme prevê projeto apresentado pelo senador Ruben Figueiró (PSDB-MS).

VEJA MAIS

De acordo com o PLS 47/2013, o comerciário só não receberá tal percentual na hipótese de haver condição mais benéfica, fixada em acordo ou convenção coletiva de trabalho.

O projeto, que modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei 5.452/1943), também determina que o valor das comissões será considerado como parcela indenizatória, caso a soma do salário e demais vantagens ultrapassem o teto do salário contribuição do Regime Geral da Previdência Social. Isso, explicou Ruben Figueiró ao justificar o projeto, evita aumento da carga tributária para as empresas e não prejudica os trabalhadores, que têm garantido o pagamento da contribuição social até o teto.

O senador também não diferenciou as empresas de acordo com o tamanho – pequeno, médio ou grande porte. A diferenciação, ressaltou, já é feita por mecanismos como o Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples).

Ruben Figueiró explica que a intenção é uniformizar o percentual da comissão para que o comerciário não sofra distorções em sua política salarial.

“Nas empresas de grande porte, principalmente, observamos a prática do pagamento de comissões de forma diferenciada, o que gera enormes descontentamentos, pois não se tem um valor uniforme mínimo, capaz de tranquilizar os empregados, o que gera distorções na política salarial do setor”, disse.

Foram convidados para a audiência pública o advogado da Divisão Sindical da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antonio Lisboa Cardoso, e o presidente da Federação do Comércio do Distrito Federal, o ex-senador Adelmir Araújo Santana.

Também foram convidados três representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC): o primeiro tesoureiro Luiz Carlos Motta; o diretor Social e de Assuntos Legislativos, José Francisco Pantoja Pereira; o segundo secretário Idelmar da Mota Lima; e o diretor suplente José Alves Paixão.

O requerimento da audiência pública é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). O presidente da CAS é o senador Waldemir Moka (PMDB-MS), a vice-presidente é a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).



14/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão obrigatória para vendedores será discutida em audiência pública

RENDA MÍNIMA TERÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

Comissão debate reforma administrativa do Senado em audiência pública

Comissão mista debate Código Florestal com autoridades em audiência pública

Comissão de Economia debate piso mínimo regional em audiência pública

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEBATE RENDA MÍNIMA