MP do Fundeb será discutida em audiência pública



A comissão mista formada para analisar a Medida Provisória 562/2012, que prevê ações e políticas para a educação básica, marcou para a próxima terça-feira (10) audiência pública para debater a proposta. A MP prevê o repasse de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) a instituições comunitárias que atuam na educação rural.

Os senadores decidiram convidar para participar do debate o secretário-executivo do Ministério da Educação, Jose Henrique Paim Fernandes, e os presidentes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Comissão Nacional de Educação no Campo.

A proposta de realização da audiência pública partiu do relator da matéria, deputado federal Padre João (PT-MG), que também propôs o dia 17 como prazo final para entrega do relatório. Segundo ele, a MP poderia ser votada na comissão já no dia 19 deste mês.

– Essa audiência pública é um momento importante para discutir a proposta com a sociedade e com entidades ligadas à educação no campo. Não precisaríamos de uma segunda audiência e até o dia 17 teríamos tempos para que todos os deputados e senadores apreciassem o relatório para votação – explicou o relator, lembrando que mais de 50 emendas já foram apresentadas à medida.

Decisão do Supremo

A comissão mista foi a primeira instalada depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar que o Congresso cumprisse o rito de tramitação de medidas provisórias previsto na Constituição Federal. A comissão é presidida pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS) e tem como vice-presidente a deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO). O relator-revisor é o senador José Pimentel (PT-CE).

Integrante da comissão – formada por 12 senadores e 12 deputados – o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) questionou a urgência da matéria para ter sido encaminhada ao Congresso Nacional em forma de medida provisória. O senador aproveitou a presença dos deputados na reunião para fazer um apelo pela votação da PEC das MPs (PEC 11/2011 no Senado e PEC 70/2011 na Câmara), que altera o rito de tramitação das medidas provisórias no Congresso, ampliando o prazo de análise das propostas no Senado.



03/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Segurança de vôo será discutida em audiência pública

Pirataria no audiovisual será discutida em audiência pública

Venda de terras na Amazônia será discutida em audiência pública na CRA

Comissão obrigatória para vendedores será discutida em audiência pública

Segurança de usinas nucleares no Brasil será discutida em audiência pública na CMA

Lei de Diretrizes Orçamentárias será discutida pela primeira vez em audiência pública na Assembléia