Comissão pede ao Serpro dados sobre compra de hemoderivados



A Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) vai solicitar ao Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) a lista de todas as notas de empenho destinadas à aquisição de hemoderivados pelo Ministério da Saúde de 1992 a 2004, período que vem sendo investigado pela Polícia Federal dentro da chamada Operação Vampiro. Os dados serão obtidos junto ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).

A decisão foi tomada pela comissão por meio da aprovação de requerimento com este objetivo apresentado pelos senadores Marcos Guerra (PSDB-ES), Antero Paes de Barros (PSDB-MT) e César Borges (PFL-BA). Segundo os autores do requerimento, a CFC poderá prestar, com os dados a serem obtidos, uma grande contribuição às investigações.

-Sem dúvida, a Polícia Federal não dispõe de meios suficientes para a obtenção de todas as informações relativas às contratações desses produtos, pois encontram-se arquivadas no Siafi, em anos que, em muitos casos, não estão acessíveis à pesquisa por parte de quem tenha acesso ao sistema-, afirmam os senadores na justificativa do pedido.

De acordo com o requerimento aprovado, serão solicitadas ao Serpro as listagens de cadastro de todos os credores para quem foram emitidas as notas de empenho; de todas as notas de empenho emitidas pelo Ministério no período, com seus respectivos valores; e de todas as ordens bancárias sacadas emitidas pelo ministério para os credores.

Na mesma reunião, a CFC decidiu enviar ao Ministério Público parecer elaborado pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) sobre auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em obras de restauração feitas em trechos das rodovias BR-101 e BR-262 localizados no Espírito Santo.

Segundo o parecer de Valadares, aprovado pela comissão, verificaram-se por meio da auditoria -irregularidades que trazem traços típicos de crimes-, entre os quais os de prevaricação e falsidade ideológica, especialmente no que se refere a falsas medições.

O elevado índice de depreciação das estradas brasileiras, diz o senador, podem ter como causa, como indicaria a auditoria analisada, uma -deplorável conjugação de esforços de servidores públicos e de empreiteiras-. Os primeiros, observa, por permitir que as empreiteiras executem obras de pavimentação com medições superdimensionadas e camadas asfálticas de espessura inferior às especificações.

A CFC decidiu ainda solicitar ao TCU a cópia do relatório de auditoria realizada no Banco Central destinada a apurar a eficiência e a economicidade de gastos com publicidade e apurar denúncias sobre possíveis irregularidades cometidas pelo Banco do Brasil, em campanhas comemorativas de aniversários do Plano Real. Os documentos serão remetidos à Procuradoria-Geral da República e depois disso, segundo o parecer do relator Antônio Carlos Valadares aprovado pela comissão, o processo irá para o arquivo.



30/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministério da Saúde economiza na compra de hemoderivados

Presidente do Serpro diz que Brasil deve dominar infraestrutura de transmissão de dados

CAS APROVA PROJETO SOBRE SANGUE E HEMODERIVADOS

Países do Mercosul participam de oficina sobre sangue e hemoderivados em SP

ROMEU TUMA PROPÕE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE HEMODERIVADOS

Comissão cria banco de dados sobre incentivos