Comissão presta solidariedade a embaixador brasileiro em Buenos Aires



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quarta-feira (24), voto de solidariedade ao embaixador brasileiro em Buenos Aires, Ênio Cordeiro, que teria sido tratado de forma "agressiva" pelo secretário de Comércio argentino, Guillermo Moreno, segundo informações divulgadas pela imprensa.

VEJA MAIS

O requerimento do voto de solidariedade foi apresentado pelo presidente da comissão, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que anexou informações relativas a uma suposta ameaça do governo da Argentina de impor novas medidas protecionistas contra o Brasil.

No início de novembro, realizou-se reunião de Cordeiro com Moreno e com o ministro argentino da Economia, Amado Boudou, durante a qual os dois argentinos anunciaram a intenção de seu governo de aplicar medidas antidumping contra tubos e conexões metálicas produzidos no Brasil.

"O relacionamento entre parceiros de um bloco, o Mercosul, supõe que, havendo necessidade de medidas de restrição ao comércio, que estas se façam de maneira formal e fundamentada, dentro dos princípios preconizados pela Organização Mundial do Comércio. A atitude do secretário de Comércio argentino contraria frontalmente essas regras e assim deve ser repudiada de forma firme pelo governo brasileiro, e o nosso embaixador deve receber a solidariedade do Senado Federal", diz o texto aprovado.

24/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil presta solidariedade a chanceler argentino por tragédia com trem em Buenos Aires

Azeredo pede providências contra 'tratamento grosseiro' ao embaixador brasileiro em Buenos Aires

Comissão do Mercosul terá reunião em Buenos Aires

FHC chega a Buenos Aires

Governo brasileiro presta solidariedade ao Camboja

Governo brasileiro presta solidariedade ao Camboja