Comissão pretende divulgar nome de envolvidos na tarde desta terça-feira



A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas pretende divulgar na tarde desta terça-feira (18), em entrevista coletiva, o nome dos 57 parlamentares investigados por supostamente participar do esquema fraudulento de compra de ambulâncias com recursos do Orçamento da União. A informação foi dada pelo vice-presidente da comissão, deputado Raul Jungmann (PPS-PE). No entanto, de acordo com o presidente do colegiado, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), o anúncio dos nomes dependerá de autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, com quem os integrantes da comissão vão se encontrar, nesta terça-feira, no STF, para pedir o fim do sigilo nas investigações.

Na coletiva, que será realizada na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado, também deverão ser anunciados os nomes dos sub-relatores da comissão, conforme adiantou o relator da CPI Mista, senador Amir Lando (PMDB-RO), em entrevista à imprensa. Lando afirmou ainda que a comissão irá concentrar suas investigações na lista de nomes de 57 parlamentares, 15 dos quais já foram notificados pelo colegiado. Segundo ele, um relatório parcial das investigações poderá ser divulgado na primeira semana de agosto.

- Em primeiro lugar, temos 57 nomes que foram apontados pela Procuradoria Geral da República. Eu tenho a referência oficial, o resto é dedução de elementos. Estamos trabalhando com 57 nomes. É evidente que isso não quer dizer que todos estejam envolvidos, até porque a Procuradoria Geral da República apenas solicitou abertura de inquérito, não oficiou nenhuma ação contra ninguém ainda - disse Lando, ao comentar a suposta existência de mais parlamentares envolvidos no esquema fraudulento de aquisição de ambulâncias.

De acordo com Jungmann, a divulgação dos nomes de todos os investigados pela Justiça de envolvimento na compra das ambulâncias servirá para coibir especulações na imprensa e aprimorar o trabalho da CPI Mista.

- Se o ministro [Gilmar Mendes] se sensibilizar, vamos divulgar os nomes. A idéia é, se possível, a quebra do sigilo. Se não for possível a quebra do sigilo, que nós possamos divulgar os nomes de todos os 57. Iremos divulgar o nome dos citados, mas isso não quer dizer que serão criminalmente indiciados, mas que estão citados no processo - disse o deputado.

Na avaliação de Jungmann, a CPI Mista não estaria infringindo a manutenção do sigilo determinada pela Justiça caso sejam divulgados os nomes que vêm sendo investigados pela comissão.

- Na verdade, digamos assim, a comissão estaria dando ciência do seu trabalho. A notificação é responsabilidade nossa, e não do Supremo, da Procuradoria ou de quem quer que seja - afirmou.

Relatores

Jungmann disse que a CPI Mista dos Sanguessugas deverá contar com até oito relatores que irão ajudar a comissão a concluir seus trabalhos com maior velocidade. O deputado pelo PPS de Pernambuco também afirmou que a comissão avança na análise das informações prestadas pelo empresário Luiz Antônio Trevisan Vedoin à 2ª Vara Federal, em Cuiabá, em depoimento que durou sete dias.

- Eu, pessoalmente, fiz uma contagem de todos aqueles que são citados no depoimento de Vedoin, que são aproximadamente 105, mas isso não quer dizer que essas pessoas sejam criminosas. Isso quer dizer que eles são citados com algum tipo de referência, com algum tipo de comprovação - esclareceu.

Jungmann também explicou que não há diferença substancial entre as irregularidades atribuídas aos 15 parlamentares já notificados pela CPI Mista e os demais congressistas que terão os nomes divulgados pelo colegiado.

- Na prática, a dinâmica era a mesma, ou seja, ela parte da emenda, parte do superfaturamento e do beneficio financeiro auferido por eles, juntamente com prefeitos e membros da quadrilha. O crime tipificado para um ou outro varia, mas todos estão tipificados nesse caso - concluiu.

18/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tempo: Previsão para a tarde desta terça-feira, dia 26

Tempo: Confira a previsão para tarde desta terça-feira, dia 2

Justiça: Transmissão de cargo do secretário será na tarde desta terça-feira

Senadores discutirão Supersimples e pregão eletrônico na tarde desta terça-feira

Mesa deve discutir na tarde desta terça-feira decisão sobre criação de cargos

Comissão do Congresso que negocia partilha de 'royalties' volta a se reunir na tarde desta segunda-feira