Comissão propõe mais acesso de jovens ao Crédito Fundiário
Agilizar as contratações das novas propostas, ampliar o acesso de jovens e mulheres ao programa, aumentar os tetos de financiamento e prazo de pagamento, assistência técnica gratuita por cinco anos e permissão de aquisição das terras por herdeiros. Estas foram algumas propostas relativas ao Programa Nacional de Crédito Fundiário, debatidas nesta terça-feira (15) na Comissão Temática sobre Acesso à Terra mediante Crédito Fundiário e Regularização Fundiária.
Sobre Regularização Fundiária, um dos principais pontos de debate ficou em torno da criação de uma política ampla e integrada - com as três esferas de governo e de poder -, para a regularização de terras públicas, devolutas e privadas. O tema foi debatido na mesa de acesso à terra e a recursos naturais.
Coordenada pela secretária de Juventude da Contag, Maria José Costa, e pelo coordenador Geral de Ater da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), Remilson Ferreira, a Comissão aprovou 10 propostas, das 28 apresentadas e discutidas, relacionadas aos dois temas, que serão levadas para votação em plenária nesta quarta-feira (16).
"As propostas que estão sendo aprovadas nesta comissão contribuem para o aprimoramento dos instrumentos que nós já temos, demonstrando o acerto das políticas do MDA de apoio à agricultura familiar", comentou o secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida.
Para a delegada Genoveva Haas, presidente dos sindicatos do noroeste gaúcho, as propostas do Crédito Fundiário discutidas aqui visam ampliar o acesso e a inclusão de jovens e mulheres no programa. “Venho de um município, Santo Cristo, em que há 600 projetos do Crédito Fundiário e destes, 40% são de jovens”, apontou.
Com o programa, destacou a delegada, as famílias aumentaram a produção, o que fortaleceu as comunidades que hoje comercializam produtos pelos Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e, em breve, pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “O PNCF tem sido a principal política para a manutenção da juventude no campo, daí a importância das melhorias propostas aqui", completou a delegada.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social
16/10/2013 10:51
Artigos Relacionados
Programa de educação terá primeira turma com jovens do Crédito Fundiário
Mais de 90 mil famílias de agricultores familiares já foram beneficiadas com crédito fundiário
Paulo Octávio propõe incentivo para contratação de jovens, facilitando acesso ao primeiro emprego
Cooperativas de crédito rural devem ter acesso direto ao FAT, propõe Ana Amélia
Encontro em MT debate retomada do Crédito Fundiário
Crédito Fundiário beneficia 223 famílias no Piauí