Encontro em MT debate retomada do Crédito Fundiário
O plano de retomada das contratações do Programa Nacional Crédito Fundiário (PNCF) foi apresentado na última terça-feira (5), em Cuiabá. Dentre as propostas apresentadas no plano de reestruturação estão o diagnóstico e a revitalização dos projetos do programa e do Banco da Terra, em processo de renegociação.
Participaram do encontro o secretário adjunto da Agricultura Familiar, Juarez Fiel, o secretário de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Almeida, o diretor do PNCF, Francisco Ribeiro Filho, o secretário de Agricultura, Meraldo Figueiredo, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Nelson Borges, o superintendente e coordenador da UTE, Paulo Augusto, e a equipe da Unidade Técnica Estadual (UTE).
Na reunião, foram discutidos os avanços e o plano de reestruturação da Unidade Técnica Estadual de Mato Grosso (UTE/MT), apresentado pela Secretaria de Agricultura Familiar, que tem como objetivo dar celeridade a retomada do Crédito Fundiário no Estado.
Quanto aos novos projetos, uma das propostas é que seja feita uma capacitação inicial e a vistoria social, a fim de garantir a elegibilidade e a viabilidade dos projetos que serão contratados.
Segundo Juarez Fiel, a intenção do governo de Mato Grosso é retomar o programa de Crédito Fundiário.
"Entendemos que o PNCF é uma excelente oportunidade para os agricultores familiares do estado. Por isso, há um grande esforço do nosso governo para que sejam solucionadas as pendências e possamos reabrir o Programa o quanto antes", completou Fiel.
Ao fim do evento, Adhemar Almeida, aventou a possibilidade de ampliar, em mil, o número de famílias do PNCF atendidas, com a elaboração de uma nova chamada de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
Na reunião, ficou definido, ainda, que haverá nova fiscalização, pela Comissão da SRA, para que sejam verificados os avanços obtidos e a solução dos problemas apontados anteriormente.
Foi apresentado ainda, um cronograma de trabalho da equipe da UTE/MT, que vem sendo reestruturada, para agilizar os procedimentos, os atendimentos e as ações que estão propostos no plano.
Participação Social
Na parte da tarde, os representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário se reuniram com o secretário de Política Agrária da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (Fetag/MT), Divino Martins de Andrade, para discutir, sob a ótica dos movimentos sociais de trabalhadores rurais, a retomada do programa, a questão da renegociação e revitalização dos projetos de PNCF e a nova chamada de Ater.
Para o dirigente sindical, esse é um momento importante. "Nós, da Fetag/MT, aguardamos ansiosos as novas contratações, mas esperamos que o programa atenda de fato aos agricultores e que a federação seja a responsável pela mobilização das famílias e capacitação inicial", comentou Divino ao atentar que na questão da renegociação, é fundamental que o agricultor que renegociou tenha linhas de crédito para que possam produzir e com isso pagar seu financiamento.
Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
06/11/2013 15:59
Artigos Relacionados
Seminário debate participação da mulher no Crédito Fundiário
Crédito Fundiário beneficia 223 famílias no Piauí
Contratações do Crédito Fundiário são retomadas em 21 estados
Crédito fundiário apoia a produção agrícola familiar
BNB atende 55,6% das famílias beneficiadas com crédito fundiário no País
Crédito Fundiário promove 3º seminário de avaliação em Brasília