COMISSÃO QUE EXAMINOU PROGRAMAÇÃO DAS TELEVISÕES DIVULGA RELATÓRIO



Uma maior fiscalização da programação da televisão por parte da sociedade, ao lado de uma legislação específica para a programação infantil e a possibilidade de os pais controlarem os programas de TV por assinatura são as principais sugestões apresentadas no relatório da Comissão Especial de Análise da Programação de Rádio e TV, divulgado hoje (dia 13) em livro pelo Senado Federal.

O livro, de 610 páginas, traz a transcrição de todas as palestras e depoimentos colhidos pela comissão em três anos de funcionamento. Traz também a legislação conexa e as novas legislações na área. O relatório foi aprovado na comissão em 9 de dezembro do ano passado, e publicado sete dias depois. O relator da comissão foi o senador Pedro Simon (PMDB-RS), e seu presidente, o senador Hugo Napoleão (PFL-PI).

A comissão pede também a instalação do Conselho de Comunicação Social como órgão auxiliar do Congresso. Previsto na Constituição federal, o conselho jamais foi implantado. O relator ressalvou que a censura deve ser combatida, mas defendeu que o Congresso Nacional incentive a veiculação de campanhas para criação de associações de vigilância e controle dos meios de comunicação.

O conteúdo atual dos programas de comunicação, segundo ele, justificaria este controle por parte da sociedade. Para Simon, a novela das oito hoje forma e orienta mais as crianças que o conselho da mãe.



13/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão divulga relatório de plano de pós-graduação

Comissão divulga relatório sobre atos secretos

Comissão divulga para estados relatório final sobre problemas relacionados às drogas

SENADO EXAMINOU 52 MATÉRIAS EM AGOSTO

SENADO EXAMINOU 52 MATÉRIAS EM AGOSTO

Previdência divulga programação de pagamento de 2011