Comissão rejeita novos critérios para o FPE propostos por Crivella



A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) rejeitou nesta terça-feira (24) proposta com novos critérios para distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE). A perda de eficácia das regras relativas à distribuição dos recursos FPE, como determinou o Supremo Tribunal Federal (STF), levou o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), atualmente no Ministério da Pesca, a apresentar o PLS 744/11, com uma proposta de repartição do fundo.

Entretanto, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), relator da matéria, considerou o texto “inaceitável”, por dar fim a repasses de bilhões de reais aos estados mais pobres. Vital foi substituído na leitura do relatório pela senadora Ana Rita (PT-ES)

Os critérios utilizados hoje para distribuir os recursos do FPE se referem a dados do IBGE de 1989, o que o STF considerou ilegal, ao julgar ação proposta pelo estado do Rio Grande do Sul.

Vital do Rego afirmou que o texto de Crivella previa o aumento da participação das regiões Sul e Sudeste de 15% para 80,5% do montante rateado entre os estados, enquanto o percentual destinado às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste diminuiria dos atuais 85% para 19,5%. Isso significaria que a cota-parte do governo paraibano, estado de Vital do Rêgo, passaria dos atuais R$ 3,4 bilhões para R$ 141 milhões, exemplificou.

Crivella pretendia, com as mudanças sugeridas, diminuir as perdas que os estados produtores de petróleo podem ter com a aprovação das novas regras para os royalties de petróleo – proposta em tramitação na Câmara e aprovada pelo Senado na forma do substitutivo do próprio Vital de Rêgo. Mas, para o senador paraibano, é necessário aprimorar o caráter redistributivo do FPE, de modo a atenuar as desigualdades regionais – e não eliminá-lo, como propõe o texto de Crivella. A proposta ainda será analisada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde recebe decisão terminativa.

A respeito de mudanças na distribuição de recursos entre União, estados e municípios, o Senado vem travando debates. As discussões sobre o pacto federativo poderão ser acompanhadas por meio de página multimídia produzida pela Agência Senado em parceria com os demais veículos da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs).

Leia mais sobre a redistribuição da renda entre os entes da Federação na página multimídia especial sobre o pacto federativo.



24/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão Diretora aprova novos critérios para as cotas de correspondência dos senadores

Marcelo Crivella defende critérios diferentes para aposentadoria de portadores de deficiência

CCJ reconhece legalidade, mas rejeita mérito de projeto que estabelece critérios para repasse de verbas públicas

Crivella rejeita mudanças na distribuição de 'royalties' do petróleo

Novos critérios para implantação de melhorias sanitárias

Aberta seleção com novos critérios para municípios participarem do PAC 2